Vacinas da Pfizer não embarcam para a Bahia na manhã desta segunda

Vacinas da Pfizer não embarcam para a Bahia na manhã desta segunda
Primeira remessa com um milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil nesta quinta-feiraFoto: Brandon Smialowski | AFP

A empresa de logística do Ministério da Saúde informou às 9h15 desta segunda-feira, 3, que as vacinas da Pfizer não embarcaram no avião que saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h45, com destino ao aeroporto internacional de Salvador.

Segundo comunicado da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), não há detalhes sobre os motivos que impediram o embarque da carga. Apesar disso, a entrega dos imunizantes segue sendo esperada para esta segunda, às 16h20.

A primeira remessa com um milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil nesta quinta-feira, 29, no aeroporto de Viracopos, em Campinas. O primeiro lote será distribuído somente nas capitais do país por questões logísticas, uma vez que o imunizante precisa ser armazenado entre -25°C e -15°C, segundo a agência reguladora dos Estados Unidos.

Ultracongeladores

A Bahia possui 30 ultracongeladores em nove cidades polo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer que serão enviadas pelo Ministério da Saúde a partir de 3 de maio. Esta é uma realidade bem diferente de outros estados, que concentram a infraestrutura apenas na capital, impossibilitando a imunização no interior em virtude de não terem equipamentos que chegam a temperaturas de até -86°C.

Os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “isso é fruto de planejamento. Licitamos 100 ultracongeladores para armazenar as vacinas de RNA e, inicialmente, foram distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, afirma Vilas-Boas.

Um documento oficial do Ministério da Saúde indica que a Pfizer entregará 1.000.350 doses a serem distribuídas a partir do mês de maio para as 27 unidades federadas, porém, há indicativo que só cheguem doses para as capitais.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *