Vacinação de idosos continua nesta quarta-feira em Salvador

Vacinação de idosos continua nesta quarta-feira em Salvador
Joselito Brito, de 61 anos, tomou a vacina na terça-feira, 20, no Quinto Centro de Saúde| Foto: Felipe Iruatã | Ag A TARDE

Tácio Caldas*

Era esperado que a terça-feira, 20, fosse encerrado o ciclo de vacinação de idosos com a primeira dose, porém, os cidadãos de 60 anos ou mais ainda serão contemplados com o esquema. Além deles, as doulas, os profissionais da saúde e autônomos, agentes da segurança pública e pacientes em hemodiálise também poderão seguir com sua imunização. A grande novidade da vez é o início da vacinação dos indivíduos com síndrome de Down que devem ser iniciada ao longo dessa semana. Nesta quarta, 21, os serviços serão disponibilizados durante todo o dia.

Apesar de não ter finalizado a vacinação dos idosos nessa terça-feira, a tendência é que tudo seja concluído ainda nesta semana. Nesta quarta, das 8h às 16h os idosos com idade igual ou superior aos 60 anos poderão se vacinar com a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 que ainda não compareceram aos locais para iniciarem o seu quadro vacinal contra o coronavírus. Para atender a este público estarão disponibilizados seis drives que vão da Arena Fonte Nova até a Vila Militar (Dendezeiros) e nove pontos fixos que vão da USF Vista Alegre até o Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros).

Os trabalhadores da saúde e autônomos, para poderem se vacinar precisam observar se estão beneficiados com a aplicação da primeira dose. Para isto devem verificar se estão com seus nomes cadastrados no site www.saude.salvador.ba.gov.br e no ato da vacinação apresentar um documento de identificação com foto e uma cópia do seu último contracheque para os profissionais da saúde e, para os autônomos, a carteira do conselho de classe e a cópia do último Imposto de Renda (IR) ou a cópia do comprovante atualizado do pagamento do ISS, o contrato de Pessoa Jurídica ativa ou a última nota fiscal.

As doulas, os agentes da segurança pública e os pacientes em hemodiálise devem, assim como os dois públicos anteriores, verificar se estão contemplados com o serviço no site da prefeitura e devem se atentar para os documentos necessários. O que diferenciará o atendimento das doulas e dos pacientes em hemodiálise para os demais são as questões da faixa etária e o fato de estarem lotados e atuando na capital baiana. Todos os cidadãos desses públicos devem observar os locais de sua imunização no site do “Filômetro” antes de sair de casa.

Visando facilitar o acesso à 2ª dose, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou o a quantidade de postos que atenderão exclusivamente para este fim. Agora são seis drives e cinco postos fixos para atender aos públicos que já estão habilitados a finalizar o seu quadro vacinal. Para saber quando podem se dirigir aos locais é preciso observar a data de retorno no cartão de vacina que o cidadão recebeu no ato da primeira aplicação. Todos os postos disponíveis, de drives aos pontos fixos, podem ser encontrados no site do “Filômetro”. Além disso os indivíduos podem optar pelo Vacina Express, mas apenas os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

Síndrome de Down

Todas as pessoas com Síndrome de Down (SD) em Salvador poderão se vacinar em breve. Este público será o próximo a ser beneficiado com a estratégia de imunização contra a Covid-19. A vacinação desse público deve começar nos próximos dias e o cadastramento das pessoas com SD, na faixa etária de 18 a 59 anos, já foi estabelecida por meio da SMS com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne representantes das secretarias municipais e estaduais da saúde. Para acelerar a imunização desses indivíduos, a SMS disponibilizará o site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br, onde deverá ser realizado o cadastro clínico do cidadão.

Lista de postos cadastrados para Hora Marcada:

Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho: USF da Federação.

Distrito Sanitário Boca do Rio: USF Parque de Pituaçu.

Distrito Sanitário Brotas: UBS Mario Andrea e UBS Manoel Vitorino.

Distrito Sanitário Cabula/Beiru: UBS CSU Pernambués, UBS Eunisio Coelho Teixeira, USF Fernando Filgueiras e USF Mata Escura.

Distrito Sanitário Cajazeiras: USF Cajazeiras V e USF Yolanda Pires.

Distrito Sanitário Centro Histórico: UBS Péricles Esteves Cardoso e USF Dona Iraci Isabel da Silva – Gamboa.

Distrito Sanitário Itapagipe: Joanes Centro Oeste.

Distrito Sanitário Itapuã: USF Professor Eduardo Mamede, USF Alto do Coqueirinho e USF Nova Esperança.

Distrito Sanitário Liberdade: UBS Professor Bezerra Lopes.

Distrito Sanitário Pau da Lima: UBS Castelo Branco, USF João Roma Filho e USF Vila Nova de Pituaçu.

Distrito Sanitário São Caetano/Valéria: UBS Marechal Rondon, USF Antonio Lazzarotto e USF Recanto da Lagoa.

Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário: USF Tubarão e USF Fazenda Coutos III.

DRIVE THRU: Faculdade Maurício de Nassau – Campus Pituba.



*Sob supervisão da editora Hilcélia Falcão

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *