Vacinação de idosos a partir de 78 anos começa neste sábado em Salvador

Vacinação de idosos a partir de 78 anos começa neste sábado em Salvador
Vacinação contra a Covid-19 atinge uma nova faixa etá ri.a na capital baianaFoto: Divulgação

A prefeitura de Salvador inicia neste sábado, 6, a vacinação de idosos a partir de 78 anos contra a Covid-19. Para evitar aglomerações, a imunização deste público ocorrerá em duas faixas de horário, conforme o mês de nascimento dos idosos.

Das 8h ao meio-dia, serão vacinados os nascidos entre janeiro e julho de 1942. De meio-dia às 16h, será a vez daqueles nascidos entre agosto de 1942 e 6 de março de 1943.

O prefeito Bruno Reis recomendou que, antes de ir ao locais de vacinação, os idosos consultem o filômetro, ferramenta criada pela prefeitura para mostrar onde há maior ou menor movimentação. Serão oito drive-thrus exclusivos, além de pontos fixos, para a aplicação da primeira dose da vacina nos idosos a partir de 78 anos.

Os drive-thrus estão localizados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova, Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde, Parque de Exposições, Escola Bahiana de Medicina – Campus Cabula, Escola Bahiana de Medicina – Campus Brotas, Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu e Vila Militar – Bonfim

Além disso, há salas de vacinação na Escola Bahiana de Medicina – Campus Cabula, Escola Bahiana de Medicina – Campus Brotas, USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X, USF Resgate, USF Federação, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Péricles Laranjeiras, USF Cajazeiras V, USF Antônio Lazaroto (Lobato), 5º Centro (Barris) e Vila Militar – Bonfim

Medidas

O chefe do Executivo soteropolitano informou que se reunirá ainda nesta sexta com representantes do setor empresarial e, no sábado, debaterá com outros prefeitos e o governo do Estado se será prorrogado o fechamento das atividades não essenciais, atualmente válido até as 5h de segunda-feira, 8. Uma decisão será anunciada ainda no final de semana.

Bruno acrescentou, entretanto, que o efeito das medidas restritivas em vigor ainda não pode ser verificado. “Essas medidas ainda não refletiram. Pelo contrário, os números estão aumentando. São 111 pacientes para regular e 90 foram regulados ontem, um recorde”, declarou o prefeito, em relação à quantidade de pessoas transferidas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para hospitais.

“Os números não param de aumentar. Essa realidade é de todo o Brasil. Infelizmente, os pacientes chegam mais graves e em faixa etária de 30 a 50 anos. Hoje, temos mais pacientes adultos nos nossos hospitais e UPAs do que idosos. Essa realidade mudou”, completou Bruno, ao comentar a mudança do perfil dos internados.

O prefeito adiantou que, quando ocorrer a retomada dos serviços em geral, pretende adotar um esquema com faixas de horário permitidas para cada setor, com o objetivo de evitar lotação no transporte público. “Voltaremos de forma escalonada, para a gente ter uma oferta maior do que o número de passageiros que serão transportados”, disse.

Bruno avaliou também a dificuldade em implementar um fechamento mais rigoroso. “O lockdown tem consequências mais graves na economia. A gente sabe da realidade, de quanto as pessoas dependem do comércio informal para garantir o seu sustento”, afirmou. Sobre as manifestações que pedem a reabertura do comércio, o chefe do Palácio Thomé de Souza disse que não irá pautar suas decisões a partir deste pleito. “Se eu fosse me pautar por isso, não teria sido escolhido pela maioria para ser prefeito. O que mais me sensibiliza são as cenas que vejo na televisão, o relato das nossas equipes”, declarou.

Inauguração

O prefeito entregou nesta sexta uma tenda na UPA dos Barris, com 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. “É exatamente igual à tenda que entregamos em Valéria há 10, 15 dias. Agora temos duas tendas com leitos de UTI. Temos 24 leitos na UPA dos Barris e outros 24 no gripário, então serão agora 58 leitos nos Barris dedicados à Covid”, contabilizou. A partir das 19h desta sexta, a unidade já receberá pacientes.

“Eu disse ontem que tínhamos risco nas próximas horas, e graças às manobras internas, com a chegada de novos leitos, evitamos que isso ocorresse. Colocamos mais 40 leitos no Hospital Salvador, concluímos a obra ontem, e já começamos a receber os pacientes. No PA do Marback/Boca do Rio colocamos mais cinco leitos”, completou.

2 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Marisa Santos cortizo
    6 de março de 2021, 12:35

    Neste dia 05 /03 obtive atestado médico para ser vacinada 1 dose marisa

    REPLY
  • Gert Jakobsen
    6 de março de 2021, 17:10

    muito effectivo, rapido na parque de exposicao. boa atendimento

    REPLY