‘Seria irresponsabilidade falar em lockdown’, diz prefeito ACM Neto durante inauguração de gripário

‘Seria irresponsabilidade falar em lockdown’, diz prefeito ACM Neto durante inauguração de gripário
Prefeito disse que negocia junto ao Ministério da Saúde o envio de respiradores à capital baianaFoto: Reprodução

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), condenou uma possível recomendação do Consórcio Nordeste de decreto de lockdown – bloqueio total – na capital baiana, em função do número crescente de casos da Covid-19 (novo coronavírus).

“Não consideramos a hipótese de decretar lockdown, fechar todas as atividades econômicas e obrigar as pessoas a ficarem e casa. Seria irresponsabilidade falar em lockdown”, declarou o prefeito durante a inauguração do módulo gripário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirajá/Santo Inácio, localizada na Rua Direta do Santo Inácio, em Jardim Santo Inácio, na manhã desta sexta-feira, 3.  

Neto aproveitou a oportunidade para anunciar a chegada de 20 dos 50 respiradores que estavam sendo aguardados para esta semana, por meio de comodato de uma empresa privada que presta serviço à prefeitura. Segundo ele, até o dia 15 de julho, os outros 30 equipamentos devem chegar à cidade para reforçar o sistema de saúde.

O gestor municipal também disse que está negociando junto ao Ministério da Saúde o envio de novos respiradores para Salvador, mas sem especificar a quantidade e o prazo de entrega. “É possível que já neste fim de semana tenhamos uma boa notícia”, disse.  

Gripário

O módulo gripário da UPA Pirajá/Santo Inácio contou com investimento de R$ 4,05 milhões, na implantação e funcionamento. A unidade conta com 10 leitos de observação e duas salas vermelhas (voltada para o paciente que chega em situação mais grave). Segundo o prefeito ACM Neto, com a inauguração desta unidade, “a oferta de leitos passou de 25 para 37, o que representa um aumento de 68% na capacidade de atendimento nesta UPA”.

A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias na semana, e ofertará os exames Raio-X, eletrocardioagrama e laboratoriais. Segundo a prefeitura, esta é uma das três unidades do país com certificação de qualidade.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *