Saiba onde fazer testes de detecção da Covid-19 em Salvador

Saiba onde fazer testes de detecção da Covid-19 em Salvador
Alguns dos exames disponiveis só podem ser feitos três dias após os sintomas, com risco de informar falso negativoJefferson Peixoto/Secom PMS

Um dos métodos vitais para controlar o avanço da Covid-19, a testagem da população permite a identificação de casos ativos, com o posterior isolamento e tratamento do paciente. Rápido, RT-PCR, antígeno, swab nasal. São diversos os nomes e siglas, mas o resultado é o que mais importa.

No entanto, alguns cuidados são necessários para que os resultados sejam conclusivos. Alguns dos exames disponiveis só podem ser feitos três dias após os sintomas, com risco de informar falso negativo, caso onde a pessoa pode estar contaminada, mas ainda não é possível detectar a presença do vírus no organismo.

Segundo a infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, quem vai identificar qual o exame a ser feito naquele momento é um médico. “Ele vai identificar se há indicação para a detecção”, disse.

O teste rápido de três dias, com resultado divulgado em 40 minutos, avalia a proteína viral do Sars-CoV-2 no organismo através de uma gota de sangue. A estratégia poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.

Já o teste rápido dos anticorpos exige um tempo maior para ser feito, pois ele vai identificar se o corpo criou imunidade diante da infecção. De acordo com Adielma, o tempo médio para realização deste exame varia de uma semana a dez dias após os primeiros sintomas.

Onde testar

Para quem tem sintomas leves, a infectologista recomenda procurar qualquer unidade de atenção básica de saúde. Inclusive, quatro delas funcionam em esquema 24h: IAPI, Itapuã, Imbuí e Pirajá.

Já pacientes com sintomas mais graves, com febre persistente e piora no quadro por mais de cinco dias, a indicação é de buscar atendimento nos gripários, localizados nas UPAs de São Cristóvão, Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Pau Miúdo e, ainda, na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Nas UPAs e também nos gripários, o paciente pode fazer o swab nasal, que vai identificar a presença do vírus e com resultado em até sete dias.

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também são realizados nos bairros que possuem medidas restritivas para conter a propagação do vírus. São feitos aproximadamente 150 testes por dia, em cada localidade.

É possível fazer a detecção, das 8h às 13h, em Brotas, no final de linha do bairro; na Fazenda Grande do Retiro, na Escola Municipal Fazenda Grande; na Liberdade no Plano Inclinado; em Pernambués, na Escola Municipal Hildete Bahia; em Paripe, na Escola Municipal de Paripe; e em São Caetano, na quadra poliesportiva de São Caetano.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *