Rui volta a criticar Anvisa após atraso em aprovação de vacina: ‘Burocracia e má vontade’

Rui volta a criticar Anvisa após atraso em aprovação de vacina: ‘Burocracia e má vontade’
Para o governador, postura burocrática do órgão brasileiro tem posto a população em risco: "A burocracia está valendo mais que as vidas humanas"Divulgação

O governador Rui Costa (PT) voltou a criticar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em entrevista ao Jornal da Manhã desta sexta-feira, 22, após o órgão retardar a aprovação da vacina russa Sputnik V contra o Covid-19.

De acordo com a Anvisa, o Instituto Gamaleya, farmacêutica russa responsável pela produção do imunizante, não cumpriu com as etapas necessárias para receber autorização para o uso emergencial. Para o governador, esta postura da empresa, a que chamou de “excessivamente burocrática”, tem colocado a população em risco.

“A burocracia está valendo mais que as vidas humanas. A Sputnik tem, neste momento, 10 milhões de doses disponíveis para serem entregues, além de uma capacidade de produzir 8 milhões de vacinas por mês em território nacional. Temos que usar vários tipos de vacina para ampliar a rapidez da vacinação. Eu aprendi na vida que quem quer fazer arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa. Essa tem sido a prática da Anvisa “, apontou.

Com a entrega programa de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca, programada para esta sexta, o governador evitou dar projeções sobre o momento em que os imunizantes chegarão à Bahia. De acordo com o cálculo proporcional aplicado na primeira remessa da Coronavac, 160 mil doses serão disponibilizadas para o estado.

“A logística para chegar aqui depende do ministério. Na primeira entrega teve um atraso de 12 horas. Então não posso fazer essa previsão. O que posso garantir é, assim que a vacina chegue ao estado, em 12 horas ela estará em todos os municípios da Bahia”, avaliou.

2 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Edno Santana
    22 de janeiro de 2021, 10:55

    https://atarde.uol.com.br/politica/noticias/2154860-rui-critica-governo-federal-por-crise-dos-insumos-irracional-e-incompetente. Sr. Governador não distorça os fatos, pois isso não funciona mais. Veja a publicação sobre a visita do seu aliado Rodrigo “Botafogo” Maia ao embaixador da china: “O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (20) que, após conversa com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, não vê obstáculo político, mas sim técnico, na demora para envio ao Brasil de insumos chineses para a produção de vacinas contra a Covid-19.” Não esqueça que a condução desastrosa do nosso país foi protagonizada pelo seu partido PT. Lembro também ao senhor que vários corruptos do seu partido foram presos por corrupção ou outros delitos que levou o nosso país a atual situação. Respeite seus eleitores e não publique mentiras.

    REPLY
    • Jack@Edno Santana
      23 de janeiro de 2021, 06:50

      Seu governador, não quero desculpas. Cobra a Anvisa e faça acontecer. É para isso q vc está aí.

      REPLY