Rui critica fala de Trump sobre compra de máscaras pelos EUA: “Lamentável”

Rui critica fala de Trump sobre compra de máscaras pelos EUA: “Lamentável”
Governador pediu solidariedade ao presidente dos EUAFoto: Uendel Galter | Ag. A TARDE

O governador da Bahia, Rui Costa, classificou como “lamentáveis” as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse neste domingo, 5, não querer que outros países consigam máscaras de proteção contra o coronavírus. Em postagem feita no Twitter, o petista pediu que Trump seja solidário neste momento de pandemia.

“Lamentáveis as declarações de Trump. O mundo precisa de respiradores e outros insumos nesta guerra contra o coronavírus. Deixa o capitalismo selvagem de lado e seja solidário. Na Bahia e no Nordeste, vamos continuar trabalhando incansavelmente e buscando alternativas no mercado”, afirmou o governador.

Em entrevista, o presidente americano falou que vai retaliar quem não fornecer os produtos que a população do país necessita. O país tem enfrentado uma escalada no número de casos e mortes pelo Covid-19. Segundo Trump, esta e a próxima semana serão as mais difíceis para os EUA.

“Precisamos das máscaras. Não queremos outros conseguindo máscaras. É por isso que estamos acionando várias vezes o ato de produção de defesa. Você pode até chamar de retaliação porque é isso mesmo. É uma retaliação. Se as empresas não derem o que precisamos para o nosso povo, nós seremos muito duros”, disse Trump.

A Bahia já começou a sentir os efeitos da disputa com os Estados Unidos por equipamentos de proteção. Uma carga chinesa de 600 respiradores artificiais comprados pelo Consórcio Nordeste – 400 para o estado e 200 para o Ceará – ficou retida no aeroporto de Miami, nos EUA.

Segundo a Casa Civil do governo da Bahia, a compra, no valor de R$ 42 milhões, foi cancelada “unilateralmente” pelo fornecedor, não identificado, que não deu mais explicações e apenas informou que a carga teria outro destino. A avaliação é de que os produtos foram repassados aos EUA. O governo baiano não chegou a pagar pelos equipamentos.

5 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

5 Comments

  • Marcelo Gazar
    5 de abril de 2020, 16:29

    Lamentável é quem compra ou quem vende?
    Onde está o contrato firmado com o fornecedor Chinês?
    Como foi feito o negócio? Foi pago antecipado? Havia carta fiança?
    Se o Governo não tem expertise em fazer negócios com Chinês, procure quem tem…Estes caras não merecem confiança e fazer uma logística via EUA foi no minimo ingênuo.
    Conversem com quem conhece.

    REPLY
  • Vinícius
    5 de abril de 2020, 16:39

    Espero que o Brasil se reinvente e descubra a necessidade de se ter suas próprias industrias..

    REPLY
  • Edson de Oliveira Pinto
    5 de abril de 2020, 18:51

    Sr. Governador, seja humilde e pense no pacto federativo que nos faz um povo politica e administrativamente organizado. Esqueças suas picuinhas políticas e entenda que sua voz é surda para os americanos. Se o senhor quiser negociar, busque o Governo Federal, pois é ele que te representa no contexto internacional.

    REPLY
  • walnei
    5 de abril de 2020, 19:37

    Lamentável também Ruim Bosta é a falta de agua nas comunidades

    REPLY
  • Leonardo
    6 de abril de 2020, 00:57

    Eu acho que a China deveria tomar vergonha na cara e parar de vender qualquer coisa para combater seu vírus. A CHINA TEM A OBRIGAÇÃO DE DOAR!!!!!!!!!!!!!

    REPLY