Rui Costa comemora manutenção do Bolsa Família pelo STF

Rui Costa comemora manutenção do Bolsa Família pelo STF
Determinação do ministro Marco Aurélio Mello também garantiu a liberação uniforme de recursos para novos beneficiados | Foto: Reprodução | Instagram

O governador Rui Costa usou as redes sociais nesta segunda-feira, 23, para comemorar a decisão do Supremo Tribuna Federal (STF) de suspender os cortes no programa Bolsa Família. A determinação do ministro Marco Aurélio Mello também garantiu a liberação uniforme de recursos para novos beneficiados até o fim do período decretado como calamidade pública devido ao avanço do novo coronavírus.

“Olá, meus amigos, finalmente uma boa notícia no meio da crise. Os governadores do Nordeste entraram no STF, pedindo que o governo federal garantisse o pagamento do Bolsa Família à todas as pessoas que faziam parte do cadastro desde janeiro deste ano. Nosso pedido foi acatado, portanto, há decisão liminar da justiça para que aqueles que estão no cadastro desde janeiro sejam mantidos. Com isso, significa que milhares de famílias do Nordeste que haviam sido excluídas, voltam ao cadastro e voltam a receber o seu recurso, garantindo a alimentação dos seus filhos neste período de crise ”, afirmou o governador.

O STF ordenou à União que disponibilize dados para justificar a quantidade de cortes no Nordeste. A ação foi movida por governadores dos seis Estados depois que uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revelou que o governo federal liberou apenas 3% dos novos benefícios para região, enquanto Sul e Sudeste respondiam por 75% das novas concessões.

Segundo dados da publicação, o Nordeste concentra 36% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila do Bolsa Família. “Essa medida cautelar do STF protege as famílias mais carentes do Brasil”, agradeceu Rui Costa.

Negociação com Bolsonaro

Ainda na publicação, Rui Costa falou sobre a reunião online que teve junto com outros governadores do Nordeste e o presidente Jair Bolsonaro. Segundo o gestor, foram discutidos pontos da saúde, como a disponibilização dos leitos de UTI e assistência aos infectados pelo novo coronavírus.

Outra pauta importante foi sobre a economia na região. “Falamos sobre o funcionamento dos estados, já que haverá um colapso na arrecadação da economia”, continuou Rui.

“Esse não é o momento de pensar em política ou partido político, esse é o momento de cuidar de gente”, finalizou o governador ao agradecer as ações da presidência.

Confira a publicação na íntegra: https://www.instagram.com/p/B-Fw3uoFpCD/

1 comment

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • JOSÉ ARCANJO DOS SANTOS
    23 de março de 2020, 19:35

    PARABENS RUY COSTA o melhor governador do Brasil. Sei que a medida cautelar foi solicitada ao Supremo por seis governadores do Nordeste, mas tenho certeza que a iniciativa foi sua por saber de independência e coragem de enfrentar esse governo de extrema direita que tanto descrimina os mais pobres e favorece os mais ricos.
    A decisão do Ministro Marco Aurélio foi muito sábia e também corajosa por ter enfrentado um governo truculento que vive ameaçando que não lhe apoia.

    REPLY