Primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegam em Salvador

Primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegam em Salvador
Os primeiros lotes destinados aos grupos prioritários foram descarregados na noite desta segunda-feira, 19, no Aeroporto de SalvadorFoto: Alberto Maraux | Gov-BA

As primeiras doses da CoronaVac já estão em solo baiano. Os imunizantes desembarcaram na noite desta segunda-feira, 18, por volta das 22h20, no Aeroporto Internacional de Salvador, para que a campanha de vacinação seja iniciada na manhã desta terça, 19. Nesta primeira fase, serão pouco mais de 376 mil doses, que serão disponibilizadas para cerca de 180 mil baianos.

>> Veja imagens da chegada da vacina na Bahia

“Este era o presente de aniversário que eu mais queria. Um presente para baianas e baianos que nos enche de esperança. As primeiras doses da vacina contra a #Covid19 pousaram na #Bahia às 22h20 e devem seguir para o interior na madrugada. Nesta terça, às 7h, começamos a vacinação”, escreveu o governador Rui Costa, que completou 58 anos justamente nesta segunda-feira e ratificou o desejo que as doses cheguem o quanto antes aos 417 municípios baianos.

A chegada foi acompanhada pelos secretários de saúde da Bahia e de Salvador, Fábio Vilas-Boas e Leo Prates, respectivamente, além do representante do Ministério da Saúde no estado, Glauber Almeida. “Momento histórico e emocionante! O avião contendo primeiras doses da vacina para a COVID-19 acaba de pousar em Salvador! Que em breve possamos vacinar todo povo soteropolitano e baiano! Seguimos com a nossa missão: salvar vidas”, escreveu Prates

Inicialmente, as vacinas estavam previstas para desembarcar no estado ainda na manhã desta segunda, às 9h. No entanto, o Ministério da Saúde mudou o horário dos voos e remarcou para as 16h. Posteriormente, a pasta federal ainda alteraria a chegada dos imunizantes mais uma vez, anunciando a chegada para as 22h.

Com a chegada na Bahia, as doses da vacina foram levadas para armazenamento na sede do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM-BA). O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pelo governo do estado, uma sala de refrigeração para abrigar as doses.

“As câmaras frigoríficas instaladas aqui no GRAER já estão aguardando a chegada das vacinas. A meta do governador Rui Costa é despachar tudo ainda esta noite/madrugada”, escreveu Vilas-Boas, em seu Twitter.

Nas redes sociais, o governador Rui Costa (PT-BA) anunciou que a campanha de vacinação já começará às 7h desta terça, nas Obras Sociais Irmã Dulce. “Esta 1ª fase da vacinação é para trabalhadores da saúde, idosos com + de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos q vivem em instituições de longa permanência e comunidades tradicionais. Eu e o prefeito Bruno Reis daremos início à vacinação desta fase. Ninguém deve ir à Osid amanhã”, escreveu o gestor.

Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada. A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose e, por isso, é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação.

Interior do estado

O envio das vacinas para o interior do estado ocorrerá por meio de sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para os demais municípios.

As cidades previstas para receber aeronaves com doses da vacina são: Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina (pouso) – com vacinas direcionadas a Juazeiro e Lençóis (pouso) – com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

“Iremos distribuir as vacinas para todos os núcleos de saúde durante a madrugada. Os aviões sairão do Graer e pousarão em cidades-polo. A partir de lá, elas serão distribuídas para os 417 municípios baianos. Às 5h sairão helicópteros para as cidades mais próximas de Salvador, de modo que possamos começar a vacinação em todo o estado nesta terça-feira”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Antes mesmo das primeiras doses chegarem à Bahia, placas de outdoor já haviam sido instaladas em torno da capital baiana, com o intuito de fortalecer a importância da imunização para a população. Segundo o secretario de comunicação, André Curvello, a campanha é um movimento “em favor da vida e contra o negacionismo”.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *