Primeira a ser vacinada na Bahia, enfermeira contrai Covid-19; quadro é moderado

Primeira a ser vacinada na Bahia, enfermeira contrai Covid-19; quadro é moderado
Para o indivíduo ter proteção contra o coronavírus, está sendo considerado o período de 20 dias após aplicação da 2ª dose do imunizanteFoto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, a primeira baiana a receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, contraiu a doença. Ela é enfermeira e trabalha no Instituto Couto Maia, na linha de frente do combate à pandemia. Maria Angélica está internada com sintomas leves na própria unidade de saúde e, por causa da contaminação, ela ainda não recebeu a 2ª dose do imunizante.

De acordo com a diretora-geral do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, a vacinação só é completa com a aplicação da 2ª dose, que é o reforço e aumenta a proteção do indivíduo contra o vírus. “Algumas pessoas já vão ter a proteção após a 1ª dose, mas esta proteção pode não ser suficiente para proteger de doença. O que aconteceu com (Maria) Angélica foi que ela pegou a doença após a 1ª dose, mas antes da 2ª dose, que ia tomar no dia 16 de fevereiro”, disse em entrevista à TV Bahia, na manhã desta terça-feira, 23.

De acordo com Ceuci Nunes, a enfermeira começou a apresentar os primeiros sintomas entre os dias 12 e 13 de fevereiro, inicialmente com um mal-estar, e ia tomar a 2ª dose no dia 16. “O quadro de saúde dela não foi leve, porque demandou internação. Então, no mínimo, é um quadro moderado. Ela está bem, usando oxigênio, e está sendo mantida no hospital porque, quando levanta ou movimenta, ainda sente um desconforto”, explicou.

Janela imunológica

Para o indivíduo ter proteção contra o coronavírus, está sendo considerado o período de 20 dias após aplicação da 2ª dose do imunizante. “A gente ainda não sabe se a vacina protege da infecção. Mesmo vacinada, a pessoa pode  adquirir o vírus, não adoecer e transmitir. Então, é importante que, mesmo as pessoas vacinadas, mantenham as medidas de proteção até que a gente tenha 70% da população imunizada”, alertou

1 comment

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • HELIO MARQUES DE PAULO
    23 de fevereiro de 2021, 12:20

    KIKIKIKI E AGORA POLITICOS HIPOCRITAS VCS VÃO DIZER OQ??

    REPLY