Possível variante do Covid-19 é encontrado em pacientes no Rio de Janeiro

Possível variante do Covid-19 é encontrado em pacientes no Rio de Janeiro
Cinco mutações do vírus foram rastreadas com a primeira tendo sido detectada em julho deste anoReprodução | Freepik

Uma possível nova variante do Covid-19 foi encontrada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência em pacientes no Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério, cinco mutações do vírus foram rastreadas com a primeira tendo sido detectada em julho deste ano e podem ser consideradas como parte de uma linhagem originária da subespécie B.1.1.28 da Covid. Apesar da revelação, os detalhes da pesquisa e seus resultados ainda não foram publicados.

A pasta indicou ainda que até o momento não há nenhuma prova de que as mutações encontradas sejam mais contagiosas do que o vírus causador da pandemia. Também não há evidências que comprometa a eficácia das vacinas contra a nova linhagem.

“O que temos de experiência em coronavírus em outras espécies, como animais domésticos, é que, ao longo do tempo, por um período mais estendido, por vezes, há mutações de vírus que conseguem suplantar os anticorpos e imunidades provenientes da vacina. Então precisamos de monitoramento contínuo”, afirmou o pesquisador Fernando Spilki, coordenador da Rede Corona-ômica

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *