Pandemia do coronavírus motiva busca por alternativas para ganhar dinheiro

Pandemia do coronavírus motiva busca por alternativas para ganhar dinheiro
Produção de máscaras gera renda para família em SalvadorDivulgação | iStock

Durante o momento de isolamento social, a condição econômica de muitas famílias no país foi afetada. As medidas provisórias do governo em meio a pandemia forçaram muitos a reinventarem a forma de ganhar dinheiro durante uma crise criada pelo surto do novo coronavírus.

Ajudando no combate ao vírus, além de retirar o lucro como renda extra para a família, Maria Vitória, estudante, de 20 anos, começou a confeccionar máscaras para uso próprio e viu, juntamente com sua mãe, uma maneira de complementar a renda da família neste período. “A princípio, começamos fazendo máscaras para uso doméstico, como minha mãe é costureira, sempre tem tecido em casa, para economizar começamos a fazer as nossas próprias máscaras e foi aí que percebemos que isso poderia gerar renda”, disse Maria.

Ela explica que aprenderam a produzir as máscaras com tutoriais na internet, televisão, e diversas tentativas até acertar. Para a estudante, as máscaras de pano são mais um meio de conter a disseminação da Covid-19. “É uma forma de incentivar a prevenção, principalmente nos momentos onde é  preciso sair de casa, desta forma as máscaras cirúrgicas que estão em falta no  mercado ficam para os profissionais da saúde, que precisam de mais proteção por lidarem diretamente com pessoas infectadas e pessoas saudáveis e outros profissionais conseguem se prevenir através das máscaras de pano”.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, decretou na última quinta-feira, 23, o uso obrigatório de máscaras de proteção por toda a população da capital baiana. A obrigatoriedade vale para ambientes de trabalho, no transporte público e no trânsito de maneira geral. A máscara utilizada pode ser de qualquer tipo, inclusive de pano.

O ramo alimentício também precisou se adequar à nova realidade. A comerciante Inês Ribeiro, proprietária do restaurante Sabor Natural, localizado na Rua Chile, em Salvador, conta como o delivery transformou a forma de atender os clientes, e acredita que a experiência será mantida após a pandemia. “Até então, nós não tínhamos adotado essa postura de utilizar os serviços de entregas e atendíamos sempre os nossos clientes no próprio restaurante. Mas, com essa crise, mantendo as portas fechadas, resolvemos optar por esse sistema de delivery, e tem sido uma grata surpresa”, diz.

“A receptividade é muito boa e estamos bastante empolgados com essa atividade. Recebemos pedidos pelo WhatsApp (71 9 8139-0843) e também pelo telefone fixo (71 3237-8259). Depois dessa experiência, a nossa ideia é manter o delivery, já em um sistema mais profissional”, completou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), em consequência do novo coronavírus, é calculado que a taxa de desemprego do Brasil pode pular dos atuais 11,6% para 16,1% já neste trimestre. Isso significa que 5 milhões de pessoas podem entrar na fila do desemprego em apenas três meses.

*Sob supervisão da editora Keyla Pereira

9 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

9 Comments

  • Gabriel
    1 de maio de 2020, 11:32

    DESCUBRA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET, CONHEÇA O MÉTODO QUE EU E VARIAS OUTRAS MILHARES PESSOAS JÁ USARAM ACESSE E CONHEÇA O MÉTODO.https://bit.ly/VocêPodeGanharComMeuSinais

    REPLY
  • Brunei
    1 de maio de 2020, 19:47

    O curso ideal para não ficar SEM DINHEIRO nessa crise!
    GANHAR DE 1 A 5 MIL POR MÊS COM UM CELULAR!
    Acesse para infoemações – >https://bit.ly/InstruçãoM

    REPLY
  • Sabrina
    5 de agosto de 2020, 11:18

    Você quer se Diferenciar como Corretor de Imóveis? Tenha uma Mídia Social que Venda seus Imóveis com Muito mais Facilidade.
    Aproveite Agora, acesse o Link:
    bit.ly/midiasociaispcorretores

    REPLY
  • Sabrina
    10 de agosto de 2020, 19:06

    Atenção, Aprenda a Aumentar suas Vendas Agora. Tenha um Treinamento com Mais de 100 aulas. A hora é Agora, Aproveite essa Oferta Especial!
    Acesse o Link e Aproveite:
    https://bit.ly/aprendaaganhardinheironaquarentena

    REPLY
  • Sabrina
    27 de agosto de 2020, 20:13

    Atenção, Aprenda a Aumentar suas Vendas Agora. Tenha um Treinamento com Mais de 100 aulas. A hora é Agora, Aproveite essa Oferta Especial!
    Acesse o Link e Aproveite:
    https://bit.ly/aprendaaganhardinheironaquarentena

    REPLY