OMS orienta que medidas de isolamento social sejam alteradas gradativamente

OMS orienta que medidas de isolamento social sejam alteradas gradativamente
OMS recomenda que paises esperem duas semanas para cada fase do fim do confinamentoFoto: Fabrice Coffrini | AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou nesta quarta-feira, 15, que os países que decidirem aliviar as restrições de isolamento social devem esperar pelo menos duas semanas para avaliar o impacto das mudanças antes de alterar as regras novamente.

De acordo com a OMS, todo país deve implementar medidas abrangentes de saúde pública para manter um estado estável sustentável de baixo nível ou nenhuma transmissão e preparar sua capacidade de reação para controlar rapidamente qualquer novo pico de disseminação e aumento de casos.

Alguns dos países mais atingidos pelo vírus consideram flexibilizar gradativamente as medidas de confinamento social. No entanto, a experiência de países como a China, aponta que o retorno das atividades sociais e econômicas deverá acontecer sob regras estritas.

“Para reduzir o risco de novos surtos, as medidas devem ser levantadas de maneira gradual, com base em uma avaliação dos riscos epidemiológicos e dos benefícios socioeconômicos, relaxando as restrições em diferentes locais de trabalho, instituições educacionais e atividades sociais”, afirmou a OMS.

“Idealmente, haveria um mínimo de duas semanas (correspondendo ao período de incubação da Covid-19) entre cada fase da transição, para permitir tempo suficiente para entender o risco de novos surtos e responder adequadamente”, acrescentou

A Organização também alertou que o “risco de reintrodução e ressurgimento da doença continuará”.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *