A Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou nesta quarta-feira, 15, que os países que decidirem aliviar as restrições de isolamento social devem esperar pelo menos duas semanas para avaliar o impacto das mudanças antes de alterar as regras novamente.
De acordo com a OMS, todo país deve implementar medidas abrangentes de saúde pública para manter um estado estável sustentável de baixo nível ou nenhuma transmissão e preparar sua capacidade de reação para controlar rapidamente qualquer novo pico de disseminação e aumento de casos.
Alguns dos países mais atingidos pelo vírus consideram flexibilizar gradativamente as medidas de confinamento social. No entanto, a experiência de países como a China, aponta que o retorno das atividades sociais e econômicas deverá acontecer sob regras estritas.
“Para reduzir o risco de novos surtos, as medidas devem ser levantadas de maneira gradual, com base em uma avaliação dos riscos epidemiológicos e dos benefícios socioeconômicos, relaxando as restrições em diferentes locais de trabalho, instituições educacionais e atividades sociais”, afirmou a OMS.
“Idealmente, haveria um mínimo de duas semanas (correspondendo ao período de incubação da Covid-19) entre cada fase da transição, para permitir tempo suficiente para entender o risco de novos surtos e responder adequadamente”, acrescentou
A Organização também alertou que o “risco de reintrodução e ressurgimento da doença continuará”.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *