Número de mortes por Covid-19 na Rússia pode ser 70% maior do que os dados oficiais do governo

Número de mortes por Covid-19 na Rússia pode ser 70% maior do que os dados oficiais do governo
O governo russo rebate e atribui os dados à desinformação Foto: Alexander Nemenov | AFP

Com 370 mil casos registrados da Covid-19 (novo coronavírus) e aproximadamente 4 mil mortes, o que equivale à taxa de 27 para cada milhão de pessoas, a Rússia pode estar em uma situação mais grave do mostram os dados. O país está atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil em número de casos da doença.

Especialistas acreditam que o governo esteja maquiando os dados. Nos EUA, a taxa de letalidade é de 305 por milhão, enquanto no Brasil é de 116. Pacientes infectados acabaram tendo como causa da morte acidentes vasculares, câncer ou falência de órgãos.

Os jornais “Financial Times” e “The New York Times” estimam que o número de mortes na Rússia é 70% maior do que o indicado pelas autoridades, baseado no levantamento de óbitos em Moscou e São Petersburgo em relação ao último ano. O governo rebate e atribui os dados à desinformação.

O governo russo anunciou afrouxamento das restrições enquanto o número de novos casos por dia só aumenta: somente nesta quarta-feira, 27, eram 8.338. Em regiões como a do Daguestão, no sul da Rússia, a situação é considerada catastrófica.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *