Neto estabelece percentual de segurança para reabertura gradual de leitos em Salvador

Neto estabelece percentual de segurança para reabertura gradual de leitos em Salvador
Medida visa conter provável segunda onda de infecção do coronavírusDivulgação

O prefeito ACM Neto anunciou a reabertura de 30 leitos na cidade. Um Projeto de Lei vai ser encaminhado, ainda nesta sexta-feira, 27, à Câmara Municipal, para que se trabalhe com um parâmetro de 60% de leitos ocupados, para reabertura gradual de mais leitos, ou seja, caso esta taxa seja atingida, novos leitos vão ser reabertos. “Estabelecemos esse parâmetro como segurança para que caso a gente atinja esta meta, aí sim, iremos reabrir leitos de forma gradual”, afirmou.

Neto frisou que a situação não traz descontrole, porém não nega o aumento no número nos últimos dias. O prefeito explicou o significado do “Fator RT”, que é o indicativo de média de quantas pessoas são contaminadas por uma pessoa, ou seja, para quantas pessoas um indivíduo está transmitindo no momento.

Neto voltou a explicar que com a desmobilização dos leitos para Covid-19, este aumento poderia ocorrer. O prefeito frisou que no momento não há possibilidade de um colapso. “Não há possibilidade, pelo menos neste momento, de ocorrer um colapso do sistema de saúde em Salvador”, disse.

Suspensão de atividades

Quanto a possibilidade de voltar atrás nas medidas de flexibilizações, Neto esclareceu que não há necessidade de revogar os decretos de flexibilizações já estabelecidos até agora. “Não estamos pensando em fechar comércio, shoppings, etc. Essas declarações mentirosas e irresponsáveis vindas das fake-news não existem”, afirmou.

Outras medidas

Neto também autorizou a renovação do contrato Reda para colaboradores do segmento de saúde em Salvador. Além disso, o prefeito anunciou outras medidas. São elas:

  • Plano de Remobilização de leitos de Covid-19
  • Elaboração do plano de imunização visando a logística e aplicação da vacina contra a Covid-19 na cidade
  • Isolar e rastrear contatos (Projeto Salvador Protege)
  • Realização e acompanhamento do soroinquérito nos 12 distritos sanitários
  • Acompanhamento das ações do plano de contigência
  • Disponibilização da testagem domiciliar para casos especiais
  • Implantação de sistema tira-dúvidas (aplicativo/totem) nas unidades de saúde
  • Mensagens via SMS sobre medidas de prevenção e controle do Covid-19 para os casos suspeitos notificados nos sistemas SIVEP GRIPE e ESUS.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *