Mesmo com veto da Anvisa, Rui afirma que vacinaria população com Sputnik V: ‘Eu seria o primeiro a tomar’

Mesmo com veto da Anvisa, Rui afirma que vacinaria população com Sputnik V: ‘Eu seria o primeiro a tomar’
Governador assinou termo de intenção de compra de dez milhões de doses do imunizante e questionou imbróglio da Anvisa para aprovaçãoFoto: Divulgação

Em entrevista para a Globonews na manhã desta sexta-feira, 30, o governador Rui Costa afirmou que aplicaria a vacina russa Sputnik V na população da Bahia mesmo sem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O petista, que assinou termo de intenção de compra de dez milhões de doses do imunizante, disse ainda que seria voluntário para a primeira aplicação da vacina, que teve sua importação vetada pela Anvisa por conta de supostas falhas de segurança na constituição do composto.

“Eu não só aplicaria, como seria o primeiro voluntário a tomar, e a minha família também. Não estaria propondo isso se não acreditasse. São mais de 20 milhões de pessoas no mundo, nenhum caso reportado”, ponderou.

Rui questionou ainda as alegações da agência de que teriam sido impedidos de entrar e fiscalizar as instalações do Instituto Gamaleya, na Rússia, algo rebatido pelo fundo russo durante a semana.

“A Anvisa declarou que foi impedida de ter acesso aos laboratórios russos. O instituto negou. Nós enviamos duas pessoas do Consórcio do Nordeste nos mesmos dias que a Anvisa estava lá. Hoje a gente fica na dúvida: quem está falando a verdade?”, questionou.

10 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

10 Comments

  • Antônio Rogério
    30 de abril de 2021, 09:38

    Governador, a vacina russa não apresentou cerca de 78% dos resultados dos estudos necessários para a utilização, segundo os critérios da Anvisa. Como gestor, é compreensível a vontade de vacinar e resguardar vidas, mas ciência se faz com resultados científicos e comprovações, sem POLÍTICA. Essa é uma vacina que apresenta vetores com vírus com possibilidade de recombinação, coisa que para os padrões de vacinas modernas não são seguras. Caso não tenha entendido, sugiro recorrer as explicações técnicas dos imunologista dessa terra. Vamos zelar pela vidas dos nossos irmãos baianos, mas pautado em ciência, independente de questões de cunho político, qualquer que seja ele. Agradeço pelo espaço,.

    REPLY
    • Ademario Neri da Silva@Antônio Rogério
      30 de abril de 2021, 21:21

      Governador Rui Costa o Sr. é doido ou se finge, como pode?

      REPLY
  • André
    30 de abril de 2021, 11:25

    Apesar de ter sido divulgado que 60 países estão utilizando a Sputnik, na referida lista só consta países em sua grande maioria subdesenvolvidos piores ou iguais ao Brasil, não tem 1 país de desenvolvido que aceitou a Sputnik como EUA, Canadá, Alemanha, Japão, França e outros com mais tecnologia do que o Brasil estão utilizando a vacina Russa.

    REPLY
    • guido@André
      1 de maio de 2021, 11:41

      Somente usa, entre os desenvolvidos, a Republica de "San Marino" um pequeno reduto na Italia. Eles não sabem, mas não passam de cobaias ocidentais.

      REPLY
  • Andre
    30 de abril de 2021, 11:29

    Apesar de ter sido divulgado que 60 países estão utilizando a Sputnik, na referida lista só consta países em sua grande maioria subdesenvolvidos piores ou iguais ao Brasil, não tem 1 país desenvolvido que aceitou a Sputnik como por exemplo EUA, Canadá, Alemanha, Japão, França e outros com mais tecnologia do que o Brasil NÃO estão utilizando a vacina Russa.

    REPLY
  • Allan
    30 de abril de 2021, 13:33

    ESSE É O GOVERNADOR QUE DIZ ZELAR PELA CIÊNCIA. HIPOCRISIA. A RUSSIA FOI PUNIDA HA POUCO TEMPO PELO COMITE OLÍMPICO INTERNACIONAL, PORQUE USOU PRODUTOS PROIBIDOS EM SEUS ATLETAS, DOPING. ALEM DISSO NENHUMA AGENCIA DE REGULAÇÃO SANITÁRIA, EUROPEIA , AMERICANA OU JAPONESA APROVARAM A VACINA RUSSA ATÉ AGORA.

    REPLY
  • Carlos
    30 de abril de 2021, 13:38

    Vacinaria sem a aprovação da ANVISA????? Duvido

    E por que não vacina?

    REPLY