Média de 20% da população de Salvador já contraiu Covid-19, aponta Inquérito Epidemiológico

Média de 20% da população de Salvador já contraiu Covid-19, aponta Inquérito Epidemiológico
O Inquérito apontou, ainda, que, dentre os 12 Distritos Sanitários de Salvador, 29% dos moradores de Itapagipe e Liberdade já tiveram o novo coronavírusFoto: Betto Júnior | Secom

Ao menos 20% da população de Salvador já contraiu a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), na manhã desta segunda-feira, 25, em coletiva realizada por videoconferência para divulgar os resultados do Inquérito Epidemiológico, estudo feito pela prefeitura parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O levantamento tem como objetivo estimar o percentual da população com anticorpos para o vírus SARS-Cov2, determinar o número de infecções assintomáticas, além de avaliar a duração dos anticorpos na população estudada e analisar aspectos sociodemográficos, condições de saúde e fatores de risco. Para chegar ao percentual, o Inquérito Epidemiológico realizou 2.970 testes rápidos, em 576 ruas da capital baiana nos últimos 30 dias. Deste total de testes, 604 pessoas apresentaram anticorpos IgG/IgM, o que representa 20%.

O Inquérito apontou, ainda, que, dentre os 12 Distritos Sanitários de Salvador, 29% dos moradores de Itapagipe e Liberdade já tiveram o novo coronavírus e desenvolveram anticorpos contra a doença. Por outro lado, o Distrito do Subúrbio teve o menor índice, com 9%. “Isso é preocupante porque os dados mostram que apenas 9% da população deste Distrito contraíram ou criaram anticorpos para o vírus e 91% ainda não”, disse o prefeito Bruno Reis.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *