Lesões de pele podem ser sintomas do novo coronavírus, alerta dermatologista

Lesões de pele podem ser sintomas do novo coronavírus, alerta dermatologista
Lesões na pele podem aparecer de diversas formasReprodução | Freepik

Com a descoberta do novo coronavírus, médicos de diversas especialidades no mundo realizam pesquisas para saber quais sintomas podem ser ou não associados à doença. Entre eles, está o aparecimento de lesões de pele que, apesar de pouco comum, pode estar relacionado à Covid-19. A explicação é da médica dermatologista Camila Neiva, durante entrevista na manhã desta quinta-feira, 14, ao programa ‘Isso é Bahia’, da rádio A TARDE FM.

De acordo com Camila, ainda não se pode confirmar se as lesões que aparecem na pele estão diretamente relacionadas ao novo coronavírus. Contudo, já houve relatos no mundo de aparecimento de problemas na pele após o paciente contrair a doença.

“Tem uma grande quantidade de lesões: pacientes com placas vermelhas, com inchaço nos dedos ou com aparecimento de bolhas. São variedades que aparecem em momentos diferentes da doença, mas não temos confirmação”, explica a médica durante entrevista.

Ainda segundo Neiva, a dificuldade em se pesquisar lesões na pele em pacientes com Covid-19 é que, na maioria dos casos, são enviadas fotos aos profissionais e, com isso, não é possível a realização de uma biópsia para confirmar se é outra doença ou um sintoma do coronavírus.

“Como não há um detalhamento de cada caso, essas lesões podem ser causadas por outro motivo. Por exemplo, uso de medicamentos que podem causar lesões semelhantes. Outros vírus também podem causar essas lesões”, detalhou.

Excesso

A dermatologista também destacou que é importante evitar o uso em excesso ao álcool gel e, se possível, preferir lavar as mãos sempre com água em sabão.

Se for preciso utilizar álcool, recomenda-se também que se aplique, em seguida, creme hidratante nas mãos. “O álcool pode causar ressecamentos e acentuar doenças na pele, como dermatite”.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *