Laboratório brasileiro desenvolve teste inédito de diagnóstico da Covid-19

Laboratório brasileiro desenvolve teste inédito de diagnóstico da Covid-19
Resultado fica pronto em três diasFoto: Divulgação | Grupo Fleury

O Grupo Fleury, organização brasileira de medicina diagnóstica desenvolveu um teste inédito de covid-19. O chamado “método por proteômica” é baseado na análise de proteínas do novo coronavírus diretamente de amostras clínicas do trato respiratório e é considerado tão confiável quanto o exame RT-PCR, o padrão-ouro, que detecta o RNA do vírus

Segundo o Fleury, o novo teste pode servir como alternativa para a falta de insumos do RT-PCR, sendo uma opção de aplicação em larga escala para áreas mais remotas do país. De alto rendimento, a triagem tem o potencial de analisar mais de 1.500 amostras por dia. O resultado fica pronto em três dias.

Desenvolvido totalmente in house, em apenas dois meses, o exame é recomendado para pessoas que apresentam os sintomas da covid nos primeiros três a sete dias. Semelhante ao PCR, para a realização, é feita uma raspagem (swab) na mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível (cotonete estéril). A diferença é que o processamento do teste por proteômica é totalmente automatizado, reduzindo os riscos na manipulação das amostras e no tempo de análise.

O teste por proteômica do Grupo Fleury está atualmente disponível para os hospitais, laboratórios e clínicas em regiões distantes dos grandes centros do País. Conforme a organização, o exame foi validado usando 562 amostras previamente analisadas por RT-PCR em tempo real e foi capaz de detectar mais de 83% dos casos positivos.

Entenda como funciona o teste por proteômica da COVID-19

Foto: Divulgação | Grupo Fleury

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *