“Kit covid” com hidroxicloroquina e ivermectina distribuído por Unimed é alvo de críticas

“Kit covid” com hidroxicloroquina e ivermectina distribuído por Unimed é alvo de críticas
Não há comprovação científica de que a hidroxicloroquina e a ivermectina sirvam para evitar ou tratar infecções causadas pelo novo coronavírusFoto: Reprodução

Embalado para presente e voltado a profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus, o “Kit Covid-19” com hidroxicloroquina e ivermectina, distribuído pela Unimed de Brusque, em Santa Catarina, tem sido alvo de críticas nas redes sociais.

“É isso minha gente, presente da Unimed na caixa do boticário. Apocalipse”, escreveu um perfil identificado com Júlia Recuero no Twitter. A foto mostra o polêmico kit, que contém ainda, Vitamina D e Zinco Quelado, acompanhado de uma recomendação de como ingerir a medicação.

Não há comprovação científica de que a hidroxicloroquina e a ivermectina sirvam para evitar ou tratar infecções causadas pelo novo coronavírus.

Segundo a Unimed Brusque, o kit faz parte de ação restrita a profissionais que atuam de combate à pandemia e a médicos associados baseada em protocolo da Prefeitura de Porto Feliz, em São Paulo, que adotou a ivermectina como prevenção ao novo coronavírus – o que vem sendo replicado em Itajaí.

A cooperativa disse também que o uso dos medicamentos não é obrigatório e que decidiu distribui-los após ter adquirido os medicamentos, “tão escassos no mercado na atualidade”. Conforme a entidade, junto com o kit foi enviado um termo de consentimento, e que as pessoas que receberam passaram por exames “para excluir doenças que possam ser agravadas pelo uso da profilaxia”.

Já a Unimed nacional afirmou que orienta as cooperativas a seguirem as diretrizes das sociedades médicas brasileiras, e protocolos aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Pelo princípio cooperativista, a Unimed Brusque usou de sua autonomia para oportunizar a profilaxia a profissionais que atuam na linha de frente”, publicou no twiiter.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *