Idosos a partir de 81 anos podem se vacinar neste sábado

Idosos a partir de 81 anos  podem se vacinar neste sábado
Em Salvador, as imunizações acontecem das 8h às 17hFoto: Shirley Srolze | Ag. A TARDE | 12.2.2021

Por Thiago Conceição

Em Salvador, a vacinação para idosos a partir de 81 anos começa neste sábado, 27. No domingo, 28, as pessoas com 80 anos ou mais também poderão receber a primeira dose da CoronaVac, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). As imunizações acontecem das 8h às 17h.

Na Bahia, das 574.230 doses da vacina contra a Covid-19 distribuídas, 430.630 foram aplicadas, um percentual de 75% das primeiras doses utilizadas. No estado, 40,7% das pessoas já receberam a segunda dose. Na capital, 129.035 pessoas foram vacinadas, 13.121 na sexta-feira, 26. Do total, 6% são idosos de 90 anos ou mais e 17% têm entre 80 a 89 anos. No caso da segunda dose, 30.159 foram aplicadas, 5.648 nas últimas 24 horas. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da SMS.

Ainda segundo a SMS, a vacinação dos idosos de 80 anos ou mais, que será concluída no domingo, está garantida. No entanto, a aplicação das doses para as outras faixas etárias vai depender da avaliação das doses restantes e do recebimento de mais vacinas. Mesmo sem prazo definido para a imunização, a SMS alerta que os idosos que têm de 60 a 79 anos precisam se cadastrar ou recadastrar para entrar na lista de vacinação, no saude.salvador.ba.gov.br.

Após o período de espera causado por interrupções no cronograma de vacinação, o aposentado Juracy Lima, de 80 anos, não vê a hora de receber a primeira dose do imunizante. “A expectativa é grande. Quero ter o alívio de ficar mais protegido desse vírus terrível”, diz. Ele conta que já preparou o braço para a primeira e segunda dose da vacina, que ocorre após cerca de 28 dias.

Esquema

Em Salvador, as imunizações acontecem das 8h às 17h. A vacinação dos idosos acontece nos drive-thrus localizados no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga (Barris), Parque de Exposições (Paralela) e Atakadão Atakarejo de Fazenda Coutos. Além disso, pontos fixos estão localizados no 5º Centro de Saúde, USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

No caso dos profissionais de saúde, foi retomada a vacinação da primeira dose e continua a aplicação da segunda dose, de acordo com a indicação no cartão de vacinação. A dose inicial pode ser tomada no drive-thru da Arena Fonte Nova e nos postos fixos da USF Vista Alegre, UBS Virgílio de Carvalho, UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Curralinho.

Com relação à segunda dose, é possível receber o imunizante no drive-thru do Centro de Convenções, na Boca do Rio, ou nos postos fixos da USF Km17, UBS Péricles Laranjeiras, UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, USF San Martin III e CSU Pernambués.

2 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Jorge Azevedo
    27 de fevereiro de 2021, 12:26

    Um jornal como "A Tarde" não deveria cometer certos deslizes com a gramática. As pessoas não "se vacinam", elas "são vacinadas", sendo assim, o correto seria "Idosos a partir de 81 anos podem ser vacinados neste sábado". Tenho lido e ouvido barbaridades pelos profissionais de imprensa, tanto a falada, quanto a escrita. Está faltando revisor do jornal "A Tarde"?

    REPLY
  • Osvaldo neris dos Reis
    4 de março de 2021, 18:59

    Gostaria que meu pai tomasse a vacina

    REPLY