Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso, diz OMS

Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso, diz OMS
No Brasil, o medicamento foi constantemente apontado pelo presidente Jair Bolsonaro.Foto: Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a hidroxicloroquina não funciona no tratamento contra a Covid-19 e alertou ainda que seu uso pode causar efeitos adversos. O medicamento passou por uma análise de um grupo de especialistas e pacientes e recebeu “forte recomendação” contra o uso no combate ao coronavírus.

O grupo de 32 debatedores da OMS classificou a ineficiência da droga para tratamento de Covid-19 como de “alta certeza”. Eles sugeriram ainda que “os financiadores e pesquisadores devem reconsiderar o início ou continuação dessas experiências”. O documento foi publicado pela revista científica The BJM.

No Brasil, o medicamento foi constantemente apontado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O relatório da OMS aponta ainda que a cloroquina “provavelmente aumentou os eventos adversos”, o que levaram à descontinuação do uso desse medicamento nos tratamentos contra a Covid-19, diz o texto.

4 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

4 Comments

  • Aiac Trevor
    2 de março de 2021, 16:20

    Tá certo, embora muitos médicos refutem tal posição, de fato, pode ser que o remédio não surta efeito algum, mas estamos em guerra e temos que tentar de tudo.
    Só fica uma questão: e faz sentido indicar (como está sendo feito) a Dipirona (a famosa Novalgina) para os infectados pelo vírus, que também eficácia alguma tem contra a doença, mesma sendo a mesma PROIBIDA nos Estados Unidos e alguns países da Europa (pesquisem) por TAMBÉM oferecer riscos?…
    Muito estranho…

    REPLY
  • Claudia Carvalho
    2 de março de 2021, 17:08

    DEPOIS QUE FORAM COMPRADOS PELA CHINA, UMA PALAVRA VAZIA E SEM VALOR ALGUM!

    REPLY
  • Cidadão alerta
    2 de março de 2021, 17:29

    A mídia comum já não tem credibilidade alguma, uma vez que ela perdeu para o YouTube, whatsapp, facebook e Google, ela precisa do financiamento do governo ou de grupos interessados. Dito isto.
    Existe um site que compila todos os 260 estudos sobre a hidroxicloroquina, tendo 182 revisados por pares. A conclusão é que ela foi efetiva em 78% dos estudos.
    O site é c19study.com podem entrar, abrir estudo a estudo e ver a conclusão de cada um.
    Sobre esse site aqui, ele é mais um que é do grupo de acm neto que está lucrando com o caos

    REPLY
    • Aiac Trevor@Cidadão alerta
      2 de março de 2021, 17:45

      Parece ser, de fato, o caso: de se lamentar como a quase totalidade dos veículos de mídia exerce militância sem disfarçar.
      Uma pena, foi-se o jornalismo sério e isento, até mesmo este veículo tão tradicional e que fez história na Bahia: em breve, parece, vai mudar o nome para "Já vai TARDE"…

      REPLY