Fundador do PSOL Salvador, Luís França morre aos 61 anos vítima da Covid-19

Fundador do PSOL Salvador, Luís França morre aos 61 anos vítima da Covid-19
França ajudou na construção de legendas partidárias na BahiaFoto: Divulgação

Luís Carlos França, um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Salvador, morreu aos 61 anos, nesta terça-feira, 18, vítima da Covid-19. Luís foi uma das liderança que ajudou na construção de legendas partidárias na Bahia, como o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e o PSOL.

Em 31 de maio de 1988, mesmo ano em que foi promulgada a nova Constituição Brasileira, ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas e Órgãos Públicos de Processamento de Dados, Serviços de Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia (Sindados) onde atuou como Coordenador Geral da entidade por diversos mandatos.

França também foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estadual e dirigente da Comissão Nacional Anti-Racista da CUT/Nacional, e um dos fundadores da Conlutas. Atualmente, era Coordenador de Política Sindical do Sindados e integrava a diretoria da Fenadados.

O vereador Marcos Mendes (PSOL) protocolou junto à Câmara de Vereadores Moção de Pesar ao falecimento de Luís Carlos França, além de um Projeto de Lei para solicitar que um logradouro da capital baiana receba seu nome.

De acordo com o vereador, a esquerda perdeu uma liderança histórica para Covid-19.

“França, meu amigo, meu companheiro de luta, meu irmão. Não posso traduzir a dor que sinto nesse momento! Que sentimento de impotência, que tristeza! A Covid-19 tem tirado a vida das pessoas que mais amamos. França você foi um grande guerreiro na luta em defesa de trabalhadoras e trabalhadores, siga um caminho de luz. Te amo companheiro!”, disse Marcos Mendes.

O sepultamento de França aconteceu nesta quarta-feira, 19, às 11h, no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *