Fiocruz prevê registro da Vacina de Oxford para 15 de janeiro

Fiocruz prevê registro da Vacina de Oxford para 15 de janeiro
O primeiro lote deve ser entregue entre entre 8 e 12 de fevereiro, com 1 milhão de doses.Divulgação

A  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que a entrega final de documentos para registro da vacina de Oxford no Brasil deve ser feita até 15 de janeiro. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira pela presidente da instituição, Nisia Trindade.

“O nosso registro já está sendo submetido com a perspectiva de entrega final de documentos até a data de meados de janeiro, de 15 de janeiro”, disse a presidente.

De acordo com Trindade, o primeiro lote deve ser entregue entre entre 8 e 12 de fevereiro, com 1 milhão de doses.

Embora não haja uma data definida para início da campanha, o Ministério da Saúde ministério prevê começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, se os fabricantes das vacinas obtiverem aval da Anvisa a tempo.

A vacina de Oxford é uma das quatro testadas no Brasil – que tem um contrato de compra e de transferência de tecnologia do imunizante. A vacina será produzida em solo brasileiro pela Fiocruz, mas ainda precisa de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 “É um dia histórico, pois é mais um elemento de esperança diante de uma situação de grande sofrimento. Uma esperança que vem da ciência e vem de uma visão de saúde pública. Porque a vacina não é só eficaz, mas adequada para países de população do tamanho do nosso, com as suas diferenças regionais e sociais. É uma vacina adequada para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a presidente da Fiocruz.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *