O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou nesta terça-feira, 16, que terminou o estoque da primeira dose de vacinas contra Covid-19 na capital baiana. Segundo Prates,a prefeitura agora está aguardando o recebimento de mais imunizantes pelo governo federal.
No entanto, a aplicação da segunda dose na cidade está garantida. Diferentemente do que aconteceu na primeira aplicação, profissionais da saúde poderão se dirigir a pontos fixos de vacinação.
“Lamentamos o fim das primeiras doses da vacina para Covid-19! Nesse momento estamos suspendendo a vacinação em Salvador, para 1ª dose, continuando apenas com a 2ª dose! Aguardamos o recebimento de novas doses do Governo Federal para dar continuidade ao Plano de Vacinação”, diz a mensagem publicada por Prates
Em alguns pontos de vacinação de Salvador, as doses terminaram antes de meio-dia desta terça-feira. No 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, a procura pela vacinação levou centenas de pessoas ao local já pela manhã. Com a procura intensa, acabaram as 2.550 últimas doses que sobraram do último lote da Coronavac enviado para Salvador.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, cerca de 300 mil doses da Coronavac devem chegar ao estado na próxima semana. O governo federal atrasou o envio da vacina aos estados, previsto para esta quarta-feira, 17, por causa da pouca quantidade entregue pelo Instituto Butantan, que produz o imunizante no país.
A expectativa é que o Ministério da Saúde distribua as novas doses a partir do dia 23. Vilas-Boas criticou a lentidão no avanço do cronograma de vacinação e alertou que isso pode favorecer à disseminação de novas cepas do Sars-CoV-2.
“Eles (Ministério da Saúde) disseram que estão recebendo fracionado do Butantan e que vão juntar o pingadinho pra fazer um total de 3,8 milhões de doses pro Brasil”, justificou.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *