Covid-19: Salvador conclui vacinação de idosos nesta terça

Covid-19: Salvador conclui vacinação de idosos nesta terça
Salvador é a primeira capital do país a concluir vacinação de idososFoto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

Salvador será a primeira capital do Brasil a concluir a imunização de idosos contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis, na tarde desta segunda-feira, 19. Serão vacinados os cidadãos nascidos de 20 de janeiro a 20 de abril de 1961, das 8h às 16h.

Ainda segundo o gestor, também poderão receber a primeira dose os idosos acima de 60 anos que ainda não compareceram aos postos. “Olhem o filômetro, veja o ponto de vacinação mais próximo de sua casa, pode deixar pra ir no meio da manhã. Temos doses suficientes para todo este público”, orienta Reis.

As doses serão aplicadas nos pontos drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova – Nazaré; Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde – Barris; Parque de Exposições – Paralela; Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula; Unijorge – Campus Paralela; e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Trabalhadores da saúde, autônomos, agentes de segurança pública e pacientes em hemodiálise: Todos devem estar com os nomes cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. No local de vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

De acordo com a prefeitura, trabalhadores autônomos deverão levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Os pacientes em hemodiálise devem apresentar documento oficial de identificação com foto.

No caso dos policiais federais, militares, civis e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito, todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 50 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.

As doulas, no ato da vacina, deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

Vacina Express

Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br. São oferecidas 200 vagas por dia, preferencialmente, para acamados ou com dificuldade de locomoção.

Segunda dose

Nesta terça-feira, 20, haverá Corujão da Vacinação para aplicação da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. Três pontos drive-thru vão funcionar com horário estendido para quem estiver de carro, até 21h, na FTC Paralela, Faculdade Universo – Avenida ACM e Barradão – Canabrava. Outros postos vão funcionar das 8h às 18h: o drive na USF San Martin e os pontos fixos no Clube dos Oficiais da PM – Dendezeiros, UBS Ramiro de Azevedo – Nazaré e UBS Colinas de Periperi, além da FTC Paralela e Barradão – Canabrava.

Os idosos que receberam a primeira dose em casa através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo registro no site. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Hora Marcada

Acontecem normalmente os atendimentos e marcações no site Hora Marcada para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. No total, são disponibilizados 25 postos de saúde e um drive na Faculdade Maurício de Nassau, da Pituba, para o atendimento da imunização com hora marcada. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

No site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br é permitido que os idosos que já receberam a primeira dose possam preencher os dados pessoais e escolher um dos locais, bem como data e hora. Em seguida, um comprovante com código QR Code será gerado para confirmar a marcação.

Lista de postos cadastrados para Hora Marcada:

Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho: USF da Federação.

Distrito Sanitário Boca do Rio: USF Parque de Pituaçu.

Distrito Sanitário Brotas: UBS Mario Andrea e UBS Manoel Vitorino.

Distrito Sanitário Cabula/Beiru: UBS CSU Pernambués, UBS Eunisio Coelho Teixeira, USF Fernando Filgueiras e USF Mata Escura.

Distrito Sanitário Cajazeiras: USF Cajazeiras V e USF Yolanda Pires.

Distrito Sanitário Centro Histórico: UBS Péricles Esteves Cardoso e USF Dona Iraci Isabel da Silva – Gamboa.

Distrito Sanitário Itapagipe: Joanes Centro Oeste.

Distrito Sanitário Itapuã: USF Professor Eduardo Mamede, USF Alto do Coqueirinho e USF Nova Esperança.

Distrito Sanitário Liberdade: UBS Professor Bezerra Lopes.

Distrito Sanitário Pau da Lima: UBS Castelo Branco, USF João Roma Filho e USF Vila Nova de Pituaçu.

Distrito Sanitário São Caetano/Valéria: UBS Marechal Rondon, USF Antonio Lazzarotto e USF Recanto da Lagoa.

Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário: USF Tubarão e USF Fazenda Coutos III.

DRIVE THRU: Faculdade Maurício de Nassau – Campus Pituba.

1 comment

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • Edson Luiz Ferreira Santos
    20 de abril de 2021, 19:09

    A preguiça de pesquisar antes de postar é o que faz propagar as fake news. Talvez o prefeito tenha dito "uma das primeiras", talvez o prefeito mentiu, mas não se pode postar algo assim sem checar. Capitais como Belém e Manaus já tinham liberado vacina para todos com 60 anos ou mais semanas atrás. E não pode dizer que já foi concluído enquanto não haver 100% dos idosos imunizados, algo praticamente impossível de ocorrer.

    REPLY