Covid-19: Resultado para testagem de vacina na Bahia deve sair em novembro

Covid-19: Resultado para testagem de vacina na Bahia deve sair em novembro
Rui falou ainda sobre a projeção da produção da vacina após a finalização dos testesFoto: Marcello Casal | Agência Brasil

Fernando Valverde

Durante entrega de obras na avenida Gal Costa na manhã desta segunda-feira, 28, o governador Rui Costa comentou sobre a expectativa para os resultados da testagem de vacinas contra o coronavírus no estado da Bahia.

De acordo com o governador, os testes do imunizante fabricados pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech devem sair em meados de novembro. “Eles estão prevendo para novembro uma estimativa quanto ao resultado da validade da vacina e na reunião eles quiseram fixar com o estado da Bahia e o Nordeste qual seria a cota que desejaríamos”, afirmou.

Rui falou ainda sobre a projeção da produção da vacina após a finalização dos testes. Atualmente na fase 3, a última das fases às quais uma vacina precisa se submeter antes de ser aprovada pelas autoridades mundiais de saúde, a vacina da Pfizer deve imunizar no máximo 20% da população mundial em 2021.

“Eles estão prevendo no máximo 1,2bi de doses para o ano de 2021 então com uma vacina só vacinaríamos 20% da população mundial. Espero que tenhamos paralelamente três ou quatro vacinas sendo certificadas e com isso teríamos uma chance de ainda conseguir vacinar toda a população ainda no próximo ano”, pontuou.

Além do acordo com a Pfizer, o governo do estado prevê ainda a testagem da vacina chinesa Sinopharm e firmou acordo com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) para o fornecimento de 50 milhões de doses da vacina russa contra o Covid-19, a Sputnik V.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *