Cemitérios de Brotas e Plataforma serão ampliados para atender demanda

Cemitérios de Brotas e Plataforma serão ampliados para atender demanda
Sepultamentos nos cemitérios municipais podem ser feitos até as 17hFoto: Luciano Carcará | Ag. A TARDE

Com alta de sepultamentos provocados pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Salvador anunciou que fará a ampliação
de vagas nos cemitérios de Brotas e Plataforma. Segundo informações do órgão, em abril, 37 pessoas foram enterradas após morte pelo novo coronavírus, enquanto em maio, o número saltou para 241 até o dia 29.

Conforme a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que administra os cemitérios, no início de junho, serão ofertadas 480 gavetas no cemitério de Plataforma. A pasta já havia entregue, entre março e abril, 460 no equipamento de Brotas e mais 120 no de Paripe.

No último dia 11, a empresa que venceu licitação pública para a construção de mais 1.820 novas vagas foi convocada. Essas já estão sendo construídas, com a previsão de entrega daqui a dois meses. Serão 1.160 novas vagas em Brotas e 660 em Plataforma.  

A Semop pretende ainda, fazer um convênio com outros cemitérios particulares da cidade para adquirir mais 1.700 novas vagas, sendo 500 gavetas, 500 covas rasas e 700 cremações. A pasta já tem um convênio firmado com o cemitério Jardim da Saudade, que disponibiliza à população 720 cremações gratuitas ao ano, o que corresponde a duas por dia.

No caso de óbitos por Covid -19, o corpo sai da funerária direto para o sepultamento e a recomendação é que o sepultamento dure até dez minutos, com, no máximo, dez pessoas presentes mantendo distância mínima de dois metros. O caixão fica fechado durante todo o tempo e os coveiros são orientados sobre como manusear o caixão.

De acordo com a prefeitura, a Limpurb faz, uma vez por semana, a higienização com hipoclorito de sódio das estruturas físicas de todos os cemitérios municipais. O mesmo procedimento ocorre sempre nos dias em que ocorre sepultamento de vítimas da Covid-19.

Sepultamentos nos cemitérios municipais podem ser feitos até as 17h. Para agendar, é preciso ligar para (71) 3322-1037/3202-5429.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *