Bares e restaurantes vão ter espaços ao ar livre durante retomada em Salvador

Bares e restaurantes vão ter espaços ao ar livre durante retomada em Salvador
Vão ser 101 ações implantadas no campo econômico em SalvadorFoto: Divulgação

Recuperar e reativar a economia. Esse é o objetivo da prefeitura de Salvador com a fase de retomada gradual das atividades na pandemia. Neste início, o foco é no campo econômico. “Começaremos por ações econômicas, já que ao longo dos quatro meses a prefeitura veio fazendo ação no campo social. A fase emergencial foca na ação econômica”, disse.

Ao todo, vão ser 101 ações no plano geral, divididas em sete eixos. No primeiro eixo, divulgado nesta terça-feira, 21, o foco está nas soluções urbanas para garantir distanciamento, valorização das atividades ao ar livre, viabilização dos espaços urbanos, valorização do comércio informal com ordenamento e monitoramento e expansão da rede cicloviária em mais 35 km, o que totaliza 310 km.

“Queremos incentivar o uso das bicicletas na cidade. A cada 15 dias que o servidor municipal for de bike para o trabalho, ele ganha um dia de folga. Vamos incetivar também esta prática nas empresas privadas”, afirmou.

A ideia também é ampliar passeios para pedestres e reorganizar ambulantes, assim como viabilizar o uso do espaço público por bares e restaurantes, que vão precisar de espaços ao ar livre, para manter o distanciamento entre as mesas. Se necessário, devem ser implantadas medidas para a redução da velocidade dos veículos.

O prefeito destacou alguns locais como sugestão para a implantação da ideia. São eles: Porto da Barra, Jardim Brasil e Praça Ana Lúcia Magalhães. Os donos destes estabelecimentos que solicitem os espaços extras vão ter isenção da taxa TLP.

Neto relembrou o bom momento que Salvador vivia com a requalificação da cidade, antes da pandemia. “Estávamos em um excelente momento. Salvador estava em ritmo acelerado com os investimentos feitos antes da pandemia”, relembrou.

Nas 101 ações que vão ser implantadas, foram anunciados R$ 1 bilhão em investimentos públicos municipais, R$ 6 bilhões em investimentos privados, fomentados e articulados com a atuação da prefeitura, e ainda 50 mil empregos diretos e indiretos.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *