Bahia recebe mais de 280 mil doses de vacinas; secretário alerta para recorde de mortes

Bahia recebe mais de 280 mil doses de vacinas; secretário alerta para recorde de mortes
Doses chegam em Salvador, de onde serão distribuídas para os municípiosFernando Vivas | GovBA

A Bahia recebe na manhã desta quinta-feira, 8, mais de 280 mil doses de vacinas contra o coronavírus. O desembarque ocorre em Salvador, de onde os imunizantes serão distribuídos para os 417 municípios do estado.

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, explica como será feita a distribuição dos imunizantes para os municípios. “Hoje, a gente entra no sistema, vê quem preencheu tudo. Quem tiver com mais de 85% (das doses aplicadas) recebe, e quem não tiver, recebe apenas 50%. Os demais 50% serão distribuídos para os municípios com mais de 90% de aplicação”.

Números da Covid-19

Fábio Vilas-Boas enfatizou que o número de óbitos por Covid-19 que estão em investigação ainda é muito elevado. Nesta quarta-feira, 7, foram registrados 189 mortes em decorrência da doença na Bahia, o recorde desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a doença.

Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e o registro foram contabilizados na quarta e, segundo o secretário, representam a realidade atual da Bahia.

“Nós temos sinalizado que, embora os indicadores tenham melhorado na nossa capacidade de absorver as pessoas que chegam precisando de atendimento nas UTIs, embora o percentual de pessoas internadas venham se mantendo controlado, isso só se deve graças ao imenso esforço que o estado da Bahia vem fazendo, junto com as prefeituras, de gerar novos leitos hospitalares. Mas quando vocÇe olha o dado bruto, o número de pessoas internadas hoje é maior do que era 30 dias atrás. A taxa de ocupação caiu porque nós abrimos mais leitos”, alerta Vilas-Boas. 

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.107.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *