Bahia ‘não vive risco iminente’ de repetir Amazonas, diz secretário

Bahia ‘não vive risco iminente’ de repetir Amazonas, diz secretário
Rede do estado amazonense tem sofrido um desabastecimento em larga escala de oxigênio e insumos para o tratamento de pacientesFoto: Divulgação | Prefeitura de Manaus

O colapso do sistema de Manaus, capital do Amazonas, colocou um alerta sobre os outros estados brasileiros. Com a ocupação hospitalar atingindo o teto e sem equipamentos suficientes para o combate à Covid-19, a rede do estado tem sofrido um desabastecimento em larga escala de oxigênio hospitalar, insumo essencial para manter a respiração de pacientes internados com a doença.

Em entrevista para o programa para o programa Isso é Bahia, na rádio A TARDE FM, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou o ocorrido e salientou que o estado não corre um risco iminente como o ocorrido na cidade manauara e que em um primeiro momento, não há necessidade do anúncio de novas medidas restritivas.

“Não acho que seja necessário nesse momento. Se for, terá que ser viabilizado mas isso só ocorrerá caso seja uma situação semelhante ao que ocorreu em Manaus. Estamos acompanhando os números e se sentirmos que há uma iminência de um colapso, vamos conversar com a população e discutir aas alternativas”, afirmou.

De acordo com o secretário, o sistema de saúde do estado não está pressionado, com uma ocupação dentro da esperada para o momento, e caso os índices subam, existem medidas para conter o avanço da doença no estado como a reativação do hospital de campanha da Arena Fonte Nova.

“Estamos trabalhando com uma rede hospitalar que está girando em uma média de 75% de ocupação, estamos remanejando pacientes, aperfeiçoando nossa logística de seleção de pacientes e temos como carta na manga toda a estrutura da Fonte Nova que está lá montada e tendo necessidade, iremos reativar”, ponderou.

Veja entrevista completa:

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *