O Governo do Estado assinou, nesta sexta-feira, 14, um memorando de entendimento com o Grupo Nacional Biotecnológico da China (CNBG), responsável pela produção de duas vacinas contra o novo coronavírus. O objetivo é inserir a Bahia e a região nordeste nos estudos clínicos de fase III.
Caso os resultados da vacina sejam positivos, um acordo comercial será estabelecido entre o Governo da Bahia, por meio da Bahiafarma e o CNBG para distribuição no país. Uma das primeiras empresas chinesas a começar a testar suas vacinas no exterior, o grupo é subsidiário do Grupo Farmacêutico Nacional Chinês (Sinopharm).
Os resultados preliminares dos estudos de fase I e II foram publicados na quinta-feira, 13, na revista médica JAMA. De acordo com as pesquisas, a vacina, que utiliza o vírus inativado, teve uma baixa taxa de reações adversas e demonstrou ser capaz de gerar imunogenicidade.
A expectativa para o projeto a ser desenvolvido no Brasil é de incluir 9 mil participantes na pesquisa, distribuídos nos estados do nordeste, sendo 3 mil para a vacina A, 3 mil para a vacina B e 3 mil no grupo placebo. A previsão é que se tenha uma vacina pronta para o público antes do fim deste ano.
5 Comments
Jair
14 de agosto de 2020, 23:34Eu que não quero tomar vacina proveniente da China. Não confio nos produtos oriundos dessa nação. Infelizmente mais uma vez o governo estadual vai em rota se colisão com o bom senso.
REPLYQue o governador do estado seja o primeiro cobaia a fazer uso dessa vacina xiling.
Não vejo a hora de finalizar esse desgoverno estadual.
Paulo César
15 de agosto de 2020, 08:16Ninguem e obrigado a tomar a vacina chinesa. Ele que a tome. Prefiro ficar em casa aguardando um milagre
REPLYDfc
15 de agosto de 2020, 09:04O governador que seja o primeiro. Ele está vendendo a Bahia aos chineses.
REPLYTriste partido! (PT).
Fabio
15 de agosto de 2020, 11:56O DITADOR QUER IMPOR AOS BAIANOS, e ainda tem idiotas que acham que o PT presta para a Bahia.
REPLYAlf
16 de agosto de 2020, 08:48"O objetivo é inserir a Bahia e a região nordeste nos estudos clínicos de fase III." Decisão precipitada da parte do governante tendo em vista que ainda está em fase de testes mesmo havendo resultados preliminares positivos. Os baianos não merecem ser cobaias. Se o problema surgiu na China, não somos nós que deveríamos pagar.
REPLY