ANS recebeu mais de 11 mil queixas relacionadas à covid-19 desde março

ANS recebeu mais de 11 mil queixas relacionadas à covid-19 desde março
As reclamações são sobre exames e tratamentos da doença Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu, entre março e agosto, 11.123 reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à pandemia. O dado faz parte do Boletim Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 18, pela agência reguladora, no qual fiscaliza informações assistenciais e econômicas do setor nesse período de pandemia.

57% das reclamações são referentes a dificuldades para a realização de exames e tratamento. Já 28% tratam de assistências afetadas pela pandemia e 15% são referentes aos assuntos não assistenciais, como contratos e normas.

Reclamações sobre tratamentos e exames de covid-19 representaram 1.914 queixas na segunda quinzena de julho. Já na primeira quinzena de agosto, o número caiu. No entanto, subiu novamente na segunda quinzena, ao chegar a 863.

A ANS, também, recebeu 15.221 demandas de informações relacionadas à pandemia. Ainda de acordo com a agência, houve resolutividade de 92%.

Ao serem consideradas apenas as reclamações relacionados ao novo coronavírus, 89,2% foram solucionadas.

A inadimplência dos usuários de plano de saúde ficou em 7% de agosto. Esse percentual é maior para planos individuais/familiares, representando 11%. Enquanto que, para os planos coletivos, a inadimplência é de 5%.

O número geral de queixas protocoladas na agência reguladora em agosto foi de 14.023.

Por fim, o valor pago pelos usuários de planos de saúde caiu pelo terceiro mês seguido, chegando a R$ 14,046 bilhões.

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