Amazonas será 1º estado a receber voluntários do programa Brasil Conta Comigo

Amazonas será 1º estado a receber voluntários do programa Brasil Conta Comigo
Programa contempla profissionais de 14 áreas da saúdeFoto: Reprodução | Susam

Amazonas será o primeiro estado brasileiro a receber o primeiros profissionais cadastrados no Programa Brasil Conta Comigo, lançado no início de abril para auxiliar estados e municípios nas ações de combate ao coronavírus. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, a medida será tomada a partir desta segunda-feira, 13. Manaus, capital do estado, com um elevado número de pessoas infectadas pela Covid-19, já apresenta capacidade de atendimento hospitalar próxima ao limite. Estado possui mais de mil casos confirmados e 53 mortes.

“Vai ser o primeiro estado que vamos fazer convocação dos voluntários que se cadastraram. Em Manaus temos mais de 1 mil enfermeiros, cadastrados no Conselho Federal de Enfermagem, além de 80 médicos cadastrados no Conselho Federal de Medicina. Esses profissionais de saúde estão dispostos a serem contratados pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento à população de Manaus”, destacou o gestor.

Gabbardo ainda acrescentou que os profissionais são experientes e ajudarão a evitar o colapso na saúde local. “São profissionais com muita bagagem, que atuam há muitos anos em vários outros hospitais do Brasil, que vão nos ajudar. São médicos vindo de regiões onde o atendimento ainda está tranquilo, para auxiliar onde mais precisamos no momento”, reforçou.

Os voluntários ainda poderão contar com o apoio da Tele-UTi, que permite que os médicos possam discutir o atendimento com outros profissionais de medicina por meio virtual. Segundo o Ministério da Saúde, a ferramenta permite a discussão da conduta clínica e de caso de cada paciente internado nos leitos de UTI, em atendimento específico ao coronavírus.

O programa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” foi criado pelo Governo Federal diante do avanço da Covid-19. Na iniciativa, 14 áreas da saúde são contempladas: serviço social; biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia e terapia ocupacional; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; e técnicos em radiologia.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *