Alemanha detecta caso de Covid-19 ligado a variante brasileira

Alemanha detecta caso de Covid-19 ligado a variante brasileira
Anúncio foi feito por autoridades regionais do país europeuFoto: AFP

Uma variante brasileira do novo coronavírus foi identificada na Alemanha, segundo informou autoridades regionais do país, nesta sexta-feira, 22.

No início deste mês, a detecção de uma nova linhagem do Sars-CoV-2 com mutações em japoneses que estiveram no Amazonas acendeu o sinal de alerta no mundo e levou o Reino Unido a proibir a entrada de viajantes com origem no Brasil e outros países latino-americanos, além de Portugal.

A pessoa infectada retornou na última quinta-feira de uma viagem ao Brasil e desembarcou em Frankfurt, o aeroporto mais movimentado da Alemanha, segundo informaram autoridades sanitárias do estado de Hesse, na região central do país europeu. A unidade federativa já havia identificado pacientes que contraíram a variante britânica e sul-africana do coronavírus. De acordo com o ministro regional de Assuntos Sociais, Kai Klose, exames laboratoriais confirmaram o contágio pela nova linhagem.

O indivíduo não apresentou sintomas e foi diagnosticado por meio de um teste molecular RT-PCR, que atestou a linhagem brasileira. Klose pontuou, no entanto, que é necessária uma contraprova ainda pendente, segundo a emissora estatal Deutsche Welle.

O Instituto Robert Koch, agência da Alemanha para o controle e prevenção de doenças, informou que monitora de perto a circulação de variante do Sars-CoV-2 no país. Ainda seguno o Robert Koch, a mutação brasileira é similar à identificada na África do Sul e que uma maior capacidade infecciosa provocada pelas alterações é uma tese “plausível”.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *