Salvador e cidades do interior recebem 55 novos respiradores destinados a UTIs

Salvador e cidades do interior recebem 55 novos respiradores destinados a UTIs
20 dos 55 respiradores serão doados para o interior, segundo ACM NetoFoto: Max Haack | Secom

Junto com o início da segunda fase das atividades econômicas em Salvador, com a reabertura de bares e restaurantes nesta segunda-feira, 10, a cidade também recebe 55 novos respiradores que serão destinados para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital e interior do Estado.

Segundo o prefeito ACM Neto, durante coletiva na Central de Logística do Município (CLM), os novos respiradores foram cedidos a partir de cordatas com empresas privadas. Foram cinco respiradores doados pela Susano e 50 doados pelo Sistema Hapvida.

Dos 55 equipamentos, 20 foram cedidos para o Governo do Estado para equipar cidades do interior da Bahia. A iniciativa visa ajudar que a população do interior não precise se internar nos leitos de UTI de Salvador.

“Nosso plano de expansão na capital já está desenhado e desde o início da pandemia nós recebemos pacientes do interior na capital. A ampliaçao de leitos no interior interessa a capital, pois ajuda no controle da taxa de ocupação dos leitos em Salvador”, pontuou Neto.

Além disso, outros 20 respiradores foram doados para a segunda tenda do Hospital de Campanha do Wet’n Wild, fazendo que ela funcione com 40 leitos de UTI e 60 leitos clínicos (antes 20 de UTI e 80 clínicos). Dez respiradores também foram doados para o Hospital Salvador.

ACM Neto aproveitou o momento para lembrar que existe uma ação judicial adotada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para impedir que o local vire hospital de campanha. O prefeito da capital informou que ainda esta semana pretende ir para Brasília para tratar deste assunto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os últimos cinco respiradores ficarão como reserva técnica. “Sempre acontece de precisar fazer mudanças ou reparos em outros respiradores”, comentou ACM Neto.

Expectativa

Com os novos leitos de UTI, a Prefeitura tem expectativa de continuar reduzindo ainda mais a taxa de ocupação dos leitos, que chegou a 55% neste domingo, 9.

ACM Neto também informou que está atento ao comportamento dos mais de 30 estabelecimentos que vão voltar a funcionar nesta segunda.

“É fundamental que cada um cumpra sua parte. Veja que ativamos a fase 1 e mesmo com retorno dos shopping-centers, não houve descontrole. Pelo contrário, estamos em cada. Estes números confirmam que a pandemia está sob controle, o que não quer dizer que o risco já passou. Não podemos deixar de dizer que cada um deve fazer sua parte”, finalizou o prefeito.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *