Senai Cimatec disponibiliza acesso a supercomputador para pesquisadores

Senai Cimatec disponibiliza acesso a supercomputador para pesquisadores
Disponibilização do supercomputador vai ampliar o poder de combate ao coronavírusFoto: Divulgação | Fieb

O Senai Cimatec está disponibilizando, a partir desta segunda-feira, 30, acesso a um supercomputador para pesquisadores da Bahia e do Brasil para contribuir com a força-tarefa, coordenada pelo Governo do Estado, no combate à expansão do novo coronavírus. Assim, universidades, centros de pesquisa e startups que queiram pesquisar e rodar modelos computacionais referentes à Covid-19 terão acesso, sem custo, ao supercomputador, além de suporte técnico.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a computação de alto desempenho permite a análise do sequenciamento de genomas, correspondência de genomas como todos os genomas já conhecidos pela comunidade, análise de mutações, assim como drogas específicas que podem interagir com as proteínas presentes nesse genoma.

“Montamos uma nova estrutura no Senai Cimatec para esta ação, ampliando ainda mais nosso poder de computação de alto desempenho, uma vez que já tínhamos o segundo maior centro de supercomputação da América Latina”, explicou o gerente executivo de Computação do Senai Cimatec, Adhvan Furtado.

Segundo o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, a disponibilização do supercomputador para os cientistas vai ampliar o poder de combate ao coronavírus e é imprescindível para a busca da cura e da vacina.

Poderá solicitar apoio qualquer pesquisador ou startup com base tecnológica que necessite de recursos computacionais para acelerar seus resultados. Basta preencher um formulário no site da Fieb.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *