Entenda o que significa o termo ‘lockdown’

Entenda o que significa o termo ‘lockdown’
Medida tem o objetivo de fazer com que pessoas cumpram período de isolamento social Foto: Frederic J. Brown | AFP

Adotado por países como China, Espanha, Itália e Alemanha, a medida chamada lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.

O lockdown consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.

Ou seja, se um governante impõe um lockdown, na prática a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.

O descumprimento da medida pode acarretar multas e até mesmo pena criminal. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial . No Maranhão, por exemplo, onde foi decretado um lockdown, isso se faz em um formulário online.

Já no estado do Pará, o governo decretou lockdown em dez cidades para aumentar índices de isolamento social. Está previsto que haja medidas educativas para quem furar os bloqueios, mas punições mais severas poderão ser aplicadas também.

7 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

7 Comments

  • Luciano Freitas
    6 de maio de 2020, 23:16

    Senhor prefeito, o senhor desde fevereiro que tinha que tomar essa atitude. Porque não colocou o locknarval e cancelou o carnaval daqui? A conta disso que está acontecendo na cidade é do senhor e do banana do governador, agora abane seu carvão molhado.

    REPLY
  • JOSIASnt
    7 de maio de 2020, 09:07

    Isso não vai funcionar!
    Mais eficiente será o amplo uso do EPI e o resto todo mundo já sabe. No carnaval ninguém morreu de nada e isso é incrível. Nas eleições vão descobrir um "jeitinho" ou o milagre virá. Pode esperar!

    REPLY
  • Silvani Rodrigues de Souza
    7 de maio de 2020, 17:07

    Está conduta é copiada de outros países, copia às consultas de testagem em massa como na Alemanha também senhor secretário. E quem sabe descobre mais cedo para o isolamento em casa.

    REPLY
  • Edson
    7 de maio de 2020, 21:56

    Lockdown significa, desempregar, matar de fome, incentivar saques, rebeliões e destruir a economia, em nome de uma suposição sem base científica de que está salvando vidas. A destruição da economia mata mais do que o covid-19.

    REPLY
  • Claudio
    21 de maio de 2020, 11:21

    O uso de hormônios podem ser prescritos sob orientação do senhor. A cloroquina que existe a mais de 70 anos no mercado não pode por ninguém. Agora que só é vendida por prescrição mata mais do que na época que podia comprar sem receita.

    REPLY