“É o momento de reinventar o seu papel em família”, diz especialista

“É o momento de reinventar o seu papel em família”, diz especialista
Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

O isolamento domiciliar, recomendado devido à pandemia do novo coronavírus, vem sendo assunto de muitos debates no momento. Para a psicoterapeuta sistêmica Alana Lopes, o estresse causado por conta do confinamento exige reinvenção do comportamento doméstico.

De acordo com a especialista, entrevistada nesta quinta-feira, 1º, no programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, a situação atual, que envolve saúde mental, paciência e saber lidar com o confinamento, requer uma mudança no nosso papel em casa. “Isso não se resolve tão facilmente, porque não é uma rotina nossa, normalmente ficamos muito tempo fora de casa, vemos nossos familiares em horários específicos, esse é o momento em que cada um deve reinventar o seu papel na família”, avaliou.

“É necessário conhecer as pessoas que vivem no seu ciclo. Colocamos toda energia física e mental para situações imediatistas, a parte da empatia não é a prioridade do ser humano, nesse período esse pensamento tem que ser mudado, não é o momento de individualismo, é essencial pensar no outro”, disse.

Em relação ao comportamento com os filhos, Alana Lopes garante que é hora de dar maior atenção a eles neste período. Segundo ela, sejam crianças ou adolescentes, é preciso programar atividades escolares e até desenvolver novas brincadeiras como forma de garantir a continuidade da rotina com leveza.

Rotina

A médica alertou sobre os pensamentos negativos durante a quarentena. “Não está sendo fácil, devemos estar dispostos a sermos sempre melhores, olhar para tudo o que desejamos com amor e carinho. A depressão e a ansiedade já convivem conosco, precisamos colocar nosso desejos de lado e ver o que a realidade está nos disponibilizando”, apontou.

Como forma de se preparar para o fim da quarentena, a especialista afirmou que é preciso começar repensar o cotidiano e adaptar sua rotina de trabalho ao seu lar. “Existem diversas possibilidades, as coisas consideradas simples, antes deixadas de lado, hoje são a grandiosidade”, salientou.

*Sob a supervisão do editor Vinícius Ribeiro

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *