Lojas com mais de 200 m² de área suspenderão as atividades a partir de sábado

Lojas com mais de 200 m² de área suspenderão as atividades a partir de sábado
Serão obrigadas a fechar apenas lojas de rua com tamanho acima de 200 m²Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE

O prefeito ACM Neto anunciou novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta quinta-feira, 26. Segundo Neto, um decreto publicado nesta sexta-feira, 27, determina o fechamento do comércio de rua de Salvador, até o dia 4 de abril, quando vence também o decreto que determinou o fechamento dos shoppings centers da capital baiana. Medida começa a valer a partir deste sábado, 28.

Segundo o prefeito, serão obrigadas a fechar apenas as lojas de rua com tamanho acima de 200 m² de área total, pois as lojas maiores facilitam aglomeração. ACM Neto enfatizou durante o pronunciamento que as lojas com menos de 200 m² não serão obrigadas a fechar, apenas se quiserem.

“O decreto vale até o dia 4 de abril, porque esses mesmos empresários, comerciantes e pequenos empreendedores pediram coincidência nos prazos com os shoppings centers. Caso precisemos renovar, serão renovados”, declarou ACM Neto.

Ele explicou que o decreto foi um pedido dos próprios representantes dos comerciantes, que preferiram fechar as lojas ao invés de manter todos os custos da loja aberta, porém sem compradores.

O decreto também determina algumas exceções de serviços que são essenciais mesmo durante o período de isolamento social, como lojas de material de construção e material de limpeza; lojas de equipamentos ou insumos para a saúde; farmácias; oficinas e lojas de autopeças; supermercados, gêneros alimentícios, padarias ou açougues; pet shops.

“Sabemos que não tem hora para alguém precisar de alguma coisa, por isso estamos permitindo que essas lojas, independentemente do seu tamanho, possam continuar funcionando”, afirmou.

Prioridades

Após ser solicitado das pessoas que fazem tratamento contra o câncer, o prefeito determinou também que esse público, assim como os idosos acima de 60 anos, tenham prioridade no atendimento em supermercados.

“Das 7h às 9h com atendimento exclusivo para idosos acima de 60 anos. Houve esse pedido das pessoas que fazem tratamento contra o câncer para ter o mesmo tratamento e nós estamos autorizando com a inclusão do decreto, valento a partir de amanhã [sexta-feira, 27]”, explicou.

2 comments

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Marcelo Gazar
    26 de março de 2020, 19:01

    este sujeito deveria internado por insanidade

    REPLY
  • Lázaro Rios
    26 de março de 2020, 21:55

    Não ficou claro o que seria área total menor que 200m. Qual a forma de se aferir.? A área informada no IPTU?

    Ora, loja com área total de 199m poderia abrir, ou seja, a área de vendas, chamada salão de venda com 199 m seria permitido. Há lojas de Americanas, Ricardo, Magazine Luíza, entre outras que poderiam abrir, por que seus salões de venda são menores que 200m e seus estoques estão em outro lugar. Ao contrário, empresas de pequeno porte possuem salão de vendas, por exemplo de 100m e depósito na parte superior da loja também com 100m. Sua área total seria 200m. NESTE CASO, NÃO PODERIA ABRIR. O prefeito precisa revisar. Micro e pequenas empresas é que devem ter prioridade.

    Há de haver reavaliação, SENÃO MUITO INJUSTO.

    REPLY

Últimas Notícias