Coronavírus: setor produtivo relata falta de apoio dos bancos para enfrentar crise

Coronavírus: setor produtivo relata falta de apoio dos bancos para enfrentar crise
Setor relata dificuldade de acesso a recursos financeirosFoto: Divulgação

Representantes do setor produtivo baiano estão descontentes com o sistema bancário privado. É o que afirmam a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Em nota conjunta publicada na manhã desta quinta-feira, 2, as entidades relatam que os bancos têm se mostrado “insensíveis” em relação à crise causada pelo avanço do novo coronavírus no país.

Para as federações, diante da situação enfrentada pelas empresas – que envolve pressão sobre pessoas e sobre negócios impedidos de funcionar de forma normal – os bancos, especialmente os de capital privado, não estão facilitando o acesso de empreendedores aos recursos financeiros necessários para o enfrentamento do cenário.

“Observa-se ainda mais rigidez para as questões cadastrais (até mesmo para as renovações de operação de crédito), bem como aumento descabido dos spreads e das exigências de garantias exorbitantes para o acesso aos mesmos, numa burocracia exasperadora para os empreendedores”, pontuou a nota.

No texto, as entidades ainda ressaltam que o momento requer união de esforços e execução de medidas extraordinárias. Alegando que o setor bancário acumula lucros enquanto os demais setores sofrem perdas, solicitam que as empresas financeiras contribuam para a recuperação da categoria produtiva nesse momento.

“Sem a agilidade e flexibilidade no acesso aos recursos, muitas empresas poderão quebrar, muitos postos de trabalho serão perdidos, a arrecadação de impostos será reduzida e a geração de divisas arruinada, agravando ainda mais uma situação já alarmante”, afirmaram. 

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *