Com cerca 41 vacinas desenvolvidas, testes em humanos são iniciados

Com cerca 41 vacinas desenvolvidas, testes em humanos são iniciados
Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDEVacinas estão sendo testadas na China e no Estados Unidos

A busca pela cura do novo coronavírus vem mobilizando toda indústria farmacêutica pelo mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 41 vacinas estão sendo desenvolvidas atualmente, duas já estão sendo testadas em humanos, na China e nos Estados Unidos.

Porém, devido aos rígidos protocolos exigidos para garantir a eficácia e segurança aos pacientes, especialistas alertam que a vacina poderá demorar um ano para ficar disponível. No entanto casos extremos, como na epidemia de ebola, podem diminuir esse prazo.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, as vacinas existentes hoje nas redes pública e particular, levam, em média, cerca de oito a dez anos para chegar até a população. Ainda segundo Juarez existe a possibilidade de que etapas não sejam respeitadas. “Há muitas vacinas candidatas contra o coronavírus, mas muitos desafios também. O primeiro deles é como lidar com os diversos degraus de um processo de desenvolvimento, da fase 1 até a fase 4. Em um momento crítico, essas fases talvez não possam ser inteiramente respeitadas”, disse.

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *