Alimentos não higienizados podem ser transmissores do coronavírus, diz nutricionista

Alimentos não higienizados podem ser transmissores do coronavírus, diz nutricionista
Alimentos devem ser limpos com bastante água corrente e sabãoFoto: Divulgação | Freepik

Os alimentos não são fonte de transmissão da Covid-19 sozinhos, entretanto, podem vir a ser se manuseados por alguém contaminado e, se não forem limpos da forma correta, com bastante água corrente e sabão, podem disseminar a doença.

De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Ana Kelly Amaral, a orientação é que as frutas e verduras sejam ensaboadas com bucha e sabão e enxaguadas com bastante água corrente. Além disso, as embalagens de feijão, arroz, farinha e macarrão devem ser desprezadas e os alimentos condicionados em vasilhas de mantimentos. Já para as folhas das saladas, a especialista recomenda coloca-las de molho em água abundante com algumas gotas de água sanitária.

“É importante lembrar que, se o alimento trouxer um resquício de saliva de alguém contaminado, a pessoa pode, sim, pegar a doença caso toque ou ingira sem fazer a higienização correta”, explica. Um outro cuidado apontado pela nutricionista é com relação às sacolas plásticas e caixas de papelão que acondicionam as compras. “O ideal é que sejam desprezadas já na porta da rua, antes de entrar em casa”, explicou.

1 comment

Últimas Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • Martin van Gastel
    31 de março de 2020, 17:16

    "Algumas gotas de água sanitária em água abundante" não mata Coronavirus, para isto precisa uma concentração de 1000 ppm, ou 0,1%. Como água sanitária tem uma concentração de (ao menos) 2%, deve-se usar 50ml água sanitária por litro de água. Que é bastante.

    REPLY